Começa neste domingo (28), a chave principal de Roland-Garros 2023. A grande final está marcada para o dia 11 de junho. Sendo assim, o sorteio do chaveamento de simples foi divulgado nesta quinta-feira (25).

Dessa maneira, a disputa feminina possui o favoritismo de Iga Swiatek, que é bicampeã do torneio. Porém, não é somente isso que ficou como destaque de Roland-Garros 2023. O torneio está com grandes jogos nas primeiras rodadas. Além disso, Aryna SabalenkaElena Rybakina, Jessica Pegula, Cori Gauff, Ons Jabeur, Caroline Garcia, Jelena Ostapenko e Maria Sakkari são algumas das candidatas que buscam o primeiro troféu e podem agitar a disputa.

Principais candidatas ao título de Roland-Garros 2023

Iga Swiatek

A polonesa, que busca o seu 3º troféu do ano, é a principal cabeça de chave do torneio. Desse modo, Swiatek estreia diante de Cristina Bucsa. Logo depois, na segunda rodada, pode confrontar Claire Liu, a 100ª do ranking da WTAPosteriormente, na terceira rodada pode ter Marie Bouzkova, 31ª cabeça de chave. O duelo seria inédito.

Em seguida, a número um do ranking vê Victoria Azarenka ou Barbora Krejcikova como possíveis oponentes nas oitavas. Adiante, pelas quartas de final, Cori Gauff ou Veronika Kudermetova, 6ª e 11ª cabeças de chave respectivamente, são potenciais adversárias.

Desde já, na semifinal Swiatek pode enfrentar Rybakina ou Jabeur, 4ª e 7ª cabeças de chave, respectivamente. Na grande final pode encarar Sabalenka ou Garcia. A saber, a polonesa ganhou ao menos um jogo contra todas essas rivais, exceto Bouzkova que nunca enfrentou. Por fim, se vencer Roland-Garros 2023, Iga Swiatek erguerá seu terceiro troféu de Roland-Garros e se manterá como número um do mundo.

Aryna Sabalenka

Campeã do Australian Open 2023, a bielorrusa chega como o cabeça de chave número dois do torneio. Sua 1º partida em Roland-Garros 2023 é contra Marta Kostyuk. Em seguida, na 2ª rodada pode jogar contra Panna Udvardy. Se avançar, Sabalenka pode confrontar Shuai Zhang, 29ª cabeça de chave, na terceira rodada.

Nas oitavas de final, pode encontrar Karolina Pliskova ou Qinwen Zheng, 16ª e 19ª cabeças de chave, respectivamente. Em seguida, pode encontrar Garcia ou Daria Kasatkina, como possíveis oponentes nas quartas de final. A saber, no confronto direto, Sabalenka perde por 3 x 2 para Garcia, e vence pelo mesmo placar Kasatkina.

Na semifinal, a bielorrussa pode enfrentar Sakkari ou Pegula. Na decisão de Roland-Garros 2023, pode encarar Swiatek ou Rybakina. Em síntese, se vencer o torneio, Sabalenka levantará o seu 2º de Grand Slam.

Jessica Pegula

A estadunidense é a terceira cabeça de chave de Roland-Garros 2023. Em sua estreia enfrenta Danielle Collins. Logo depois, na segunda rodada, Pegula enfrenta quem vencer o duelo Camila GiorgiAlizé Cornet. Na 3ª rodada, a possível adversária é Elise Mertens, o confronto direto está 2 x 0 para Mertens. Por outro lado, já ganhou ao menos um jogo de todas as outras citadas.

Em seguida, a possível rival nas oitavas é Anastasia Potapova ou Liudmila Samsonova, 24ª e 15ª cabeças de chave, respectivamente. Adiante, pelas quartas de final, a estadunidense vê Belinda Bencic ou Sakkari, 12ª e 8ª cabeças de chave respectivamente, como potenciais adversárias. Pegula perde o confronto direto contra ambas: 0 x 4 diante Bencic e para Sakkari por 3 x 4.

Numa semifinal, a número três do ranking da WTA pode enfrentar Aryna Sabalenka, 2ª cabeça de chave, ou Caroline Garcia, 5ª. Na grande final pode encarar Swiatek ou Rybakina. Em suma, se vencer Roland-Garros 2023, Pegula conquistará seu primeiro troféu de Grand Slam.

Elena Rybakina

A vencedora do WTA 1000 de Roma, a cazaque é a 4ª cabeça de chave. Rybakina vai estrear contra uma qualifer. Logo depois, na segunda rodada, encontra Linda Noskova ou Danka Kovinic. Em uma terceira rodada, a rival poderá ser Shelby Rogers, 32º cabeça de chave. Rybakina ganha o confronto direto por 3 x 2, mas elas nunca se enfrentaram em Roland-Garros.

A possível rival nas oitavas pode ser Ekaterina Alexandrova ou Beatriz Haddad Maia, 23ª e 14ª cabeças de chave, respectivamente. Adiante, pelas quartas de final, a cazaque pode encara Jabeur, 6ª cabeça de chave, ou Petra Kvitova, 10ª. A saber, Rybakina não vence o confronto direto contra nenhuma das rivais citadas no parágrafo.

Na semifinal, pode encontrar Swiatek ou Cori Gauff. A tenista já ganhou três jogos de Swiatek, mas nunca ganhou da estadunidense. Posteriormente, na grande decisão pode enfrentar Sakkari ou Sabalenka. Em síntese, caso ganhe o torneio, será o 2º troféu de Grand Slam de Elena Rybakina na carreira, ela já ganhou Wimbledon 2022.

Jogos interessantes da 1ª rodada de Roland-Garros 2023

Victoria Azarenka x Bianca Andreescu

Kaia Kanepi x Madison Keys

Anhelina Kalinina x Diane Parry

Petra Martic x Shelby Rogers

Ekaterina Alexandrova x Viktoriya Tomova

Tatjana Maria x Beatriz Haddad Maia

Petra Kvitova x Elisabetta Cocciaretto

Anett Kontaveit x Bernarda Pera

Sorana Cirstea x Jasmine Paolini

Maria Sakkari x Karolina Muchova

Magda Linette x Leylah-Annie Fernandez

Anastasia Pavlyuchenkova x Linda Fruhvirtova

Mayar Sherif x Madison Brengle

Elina Svitolina x Martina Trevisan

Jelena Ostapenko x Tereza Martincova

Daria Kasatkina x Jule Niemeier

Karolina Pliskova x Sloane Stephens

Varvara Gracheva x Dalma Galfi

Yulia Putintseva x Maryna Zanevska

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.