A chave feminina de simples do US Open 2023 está entregando toda a emoção e bons jogos que prometeu. O último Grand Slam da temporada está na fase de quartas de final. A saber, as cobiçadas decisões estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro. 

Neste sentido, a primeira semifinalista da edição deste ano é Coco Gauff, a 6ª colocada do ranking da WTA. Nesta terça-feira (5), a estadunidense derrotou Jelena Ostapenko por 2 x 0 para chegar na semifinal do US Open. Dessa maneira, Gauff igualou nada mais nada menos que Serena Williams, a lenda do tênis feminino. Confira!

Coco Gauff arrasa no US Open 2023

O torneio de simples feminino sorteou uma chave muito equilibrada. Sendo assim, a disputa do US Open 2023 contou com grandes duelos, surpresas, emoções e jogos estratégicos ao longo do caminho. Com a aproximação da final do torneio, as primeiras semifinalistas do US Open estão sendo definidas.

Assim, a primeira tenista a carimbar o passaporte para a semifinal foi Cori Gauff, sexta cabeça de chave do Grand Slam. A tenista está fazendo um torneio muito bom e crescendo muito ao longo dos jogos. Dessa maneira, para ser uma das quatro melhores jogadoras do US Open 2023, Coco Gauff eliminou Laura Siegemund, por 2 x 1, Mirra Andreeva, por 2 x 0, Elise Mertens e Caroline Wozniacki por 2 x 1, e Jelena Ostapenko por 2 x 0.

Coco Gauff domina as ações e avança para semifinal

O primeiro jogo de quartas de final da chave feminina do US Open 2023 entregou uma bela apresentação da jogadora local. O duelo colocou frente a frente Coco Gauff e Jelena Ostapenko, que eliminou Iga Swiatek, atual campeã e principal cabeça de chave do torneio. Após quase 1h10 de batalha, Gauff triunfou por 6/0 e 6/2, chegando à sua segunda semifinal de Grand Slam e a primeira em casa.

A primeira parcial foi marcada pelos erros de Ostapenko e o aproveitamento de quebras de Coco Gauff. Desse modo, depois de 15 erros não forçados da letã e fazer cinco winners, Gauff aplicou um pneu, 6/0, em 20 minutos. Assim, a estadunidense saiu na frente na busca pela vaga na próxima fase. 

O segundo set começou com três quebras de serviço, assim Coco Gauff fez 2 x 1. Em seguida, Ostapenko continuou errando muito e a dona da casa foi aproveitando para quebrar o saque rival mais uma vez e confirmar seus serviços. Desse modo, Cori Gauff fechou a parcial ao fazer 6/2, em 48 minutos. Com o resultado a estadunidense foi a primeira atleta a se classificar para a semifinal do US Open 2023.

Jovem tenista iguala feito de Serena Williams no US Open

No ano passado, aos 18 anos, Cori Gauff também chegou nas quartas de final, mas foi eliminada por Caroline Garcia, por 6/3 e 6/4. Por outro lado, com um grande jogo e uma força mental muito forte nesta temporada, a joia estadunidense conseguiu avançar para à semifinal do US Open.

Dessa maneira, Coco Gauff é a tenista mais jovem a chegar nesta fase da competição em 22 anos. A sexta cabeça de chave da competição igualou o feito de Serena Williams, que em 2001 também chegou na semifinal com 19 anos. A saber, naquele ano Serena foi derrotada por sua irmã Vênus na decisão e ficou com o vice-campeonato.

Na campanha de 2001, Serena Williams perdeu três sets no torneio em todo o torneio, dois deles na final. Assim, eliminou Anca Barna, por 2 x 1, Denisa Chládková, Martina Sucha, Justine Henin, Lindsey Davenport e Martina Hingis por 2 x 0, e perdeu por 2/6 e 4/6 para Vênus. Outra curiosidade da época: Serena Williams ganhou o US Open em 1999 e 2002, já sua irmã triunfou em 2000 e 2001, sendo as finalistas nos dois últimos anos.

O próximo passo de Coco Gauff no US Open 2023

Agora que já está entre as quatro melhores jogadoras do último Grand Slam do ano, Cori Gauff vai em busca da sua segunda final em torneios do porte. A estadunidense foi finalista de Roland-Garros 2022, quando perdeu para Iga Swiatek.

O duelo em busca da final do US Open 2023 vai ser contra a vencedora do jogo entre Sorana Cirstea x Karolina Muchova, 30ª e 10ª cabeças de chave, respectivamente. As duas jogam nesta terça-feira (5), não antes de 20h (horário de Brasília). 

O confronto direto contra Cirstea está 1 x 0, triunfo no Australian Open 2020, por 2 x 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/5. Assim também, é diante de Muchova, mas a vitória foi por 6/3 e 6/4, no WTA 1000 de Cincinnati 2023. A semifinal está marcada para quinta-feira (7), mas sem horário definido ainda.