A partida de estreia no WTA 1000 de Montréal foi especial para Victoria Azarenka, que se tornou recordista de vitórias em torneios deste porte depois de superar a polonesa Magda Linette por 6/3 e 6/0. Esta foi a vitória de número 187 de Azarenka em torneios WTA 1000, introduzidos no circuito em 2009. Ela deixa para trás a romena Simona Halep, com 186 no total.
Ver esta publicação no Instagram
Já em número de títulos, Azarenka só fica atrás de Serena Williams. São 13 conquistas para a norte-americana, contra 10 da bielorrussa em torneios desse porte. Seu título mais recente em um torneio de nível 1000 foi na temporada de 2020 em Nova York, torneio que substituiu Cincinnati no calendário por causa da pandemia.
Acho que essa estatística diz claramente que adoro jogar grandes eventos. Mesmo com os Grand Slam na Austrália, acho que cheguei a 150 partidas ou algo assim. Então eu amo um grande palco”, disse Azarenka na entrevista coletiva desta segunda-feira (7).

Perguntada sobre suas melhores lembranças em torneios deste nível, ela destacou seu título mais recente.
Tenho uma memória terrível desde que me tornei mãe… Mas o último título de Cincinnati foi incrível para mim. Naquele momento, eu não sabia se voltaria a jogar de verdade. Sofri uma dura derrota para a Venus no torneio anterior e estava pensando: ‘Perdi quatro ou cinco partidas seguidas. Isso nunca aconteceu na minha carreira antes’. Pude ressurgir a partir daí e continuar desafianado as melhores jogadoras para buscar esses grandes títulos.
Durante a rápida partida, de pouco mais de 1 hora, Azarenka liderou a estatística de winners, por 11 x 7, e cometeu apenas nove erros, contra 21 de Linette, conseguindo ainda cinco quebras de serviço. A jogadora de 34 anos, e ex-número 1 do mundo, que ocupa atualmente o 19º lugar do ranking, enfrenta a norte-americana Sloane Stephens, que venceu a ucraniana Anhelina Kalinina, por 6/4 e 7/6 (7-2).