A Copa Davis é o principal campeonato entre seleções do mundo do tênis. Dessa maneira, entre os dias 12 e 17 de setembro, foi disputado a fase de grupos do Finals de 2023. A saber, a rodada classificou oito seleções para o mata-mata do torneio.

Neste sentido, nesta terça-feira (19), foram sorteados o cruzamento até a grande decisão da competição. Assim, as equipes restantes descobriram o caminho que vão ter que percorrer para levantarem o troféu. Confira! 

Como funciona a Copa Davis

O torneio reúne os tenistas profissionais para competir representando seu país. Sendo assim, a atmosfera passa a ser diferente, o que torna a Copa Davis única. A responsável por gerir a disputa é a Federação Internacional de Tênis (ITF), e o sistema é composto por fase de grupos e eliminação direta.

A Copa Davis é dividida em Finals, Qualificatório, Grupo Mundial I, II, III, IV e V. As seleções dos grupos V a II sempre tentam subir um nível, já as equipes que disputam o Grupo Mundial I buscam a vaga na rodada qualificatória, a qual permite chegar no Finals. Desse modo, a competição é disputada em várias datas ao longo do ano.

O Finals da Copa Davis 2023

Como dito anteriormente, as 12 seleções que venceram os duelos na fase qualificatória se credenciaram para o Finals da Copa Davis. As equipes ganhadoras foram: Chile, Croácia, República Tcheca, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Coreia do Sul, Países Baixos, Sérvia, Suécia, Suíça e Estados Unidos. A saber, elas se juntaram a Canadá e Austrália, atual campeão e vice da Copa Davis, respectivamente, e a Itália e Espanha, times convidados.

Dessa maneira, as 16 seleções foram divididas em quatro grupos, onde jogaram entre si em duelos de três jogos. Cada confronto conteve duas partidas de simples e uma de duplas. Ao final as duas primeiras colocadas de cada grupo avançaram para as quartas de final da competição.

Veja abaixo os grupos da 1ª fase do Finals da Copa Davis, as seleções estão na ordem que terminaram a fase e em negrito as que estão classificadas:

  • Grupo A – Canadá, Itália, Chile e Suécia
  • Grupo B – Grã-Bretanha, Austrália, França e Suíça
  • Grupo C – República Tcheca, Sérvia, Espanha e Japão
  • Grupo D – Países Baixos, Finlândia, Estados Unidos e Croácia

O mata-mata da Copa Davis 2023

A fase final do torneio entre países vai acontecer entre os dias 21 e 26 de novembro, em Málaga, na Espanha. Desse modo, na última terça-feira (19), foi definido o chaveamento das quartas de final e semifinal. A saber, os primeiros colocados enfrentam os segundos da fase de grupos, sendo que o Grupo A cruza com o D e o B com o C.

O formato de disputa é eliminatório e similar ao da rodada anterior: dois jogos de simples e um de duplas. Confira o chaveamento:

Quartas de final da Copa Davis 2023

  • Canadá x Finlândia
  • República Tcheca x Austrália
  • Itália x Holanda
  • Sérvia x Grã-Bretanha

Semifinais da Copa Davis 2023

  1. Canadá ou Finlândia x República Tcheca ou Austrália
  2. Itália ou Holanda x Sérvia ou Grã-Bretanha

Final da Copa Davis 2023

Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2

A próxima edição da Copa Davis

A seleção campeã e a vice-campeã do torneio deste ano se classificam automaticamente para o Finals de 2024. Sendo assim, as oito equipes restantes brigam por isso, já as seleções eliminada vão precisar disputar o qualificatório da Copa Davis 2024.

Uma das seleções nesta fase da edição do ano que vem é o Brasil. Para se credenciar para a essa rodada da competição, a equipe comandada por Jaime Oncins derrotou a Dinamarca no play-off da Grupo Mundial I. Assim, somente em novembro vai ser sorteado os confrontos da primeira fase da Copa Davis 2024.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.