As Quartas de Final da Copa Davis 2022 segue com ótimas disputas, a busca entre 8 países por uma vaga nas semifinais rendeu bons jogos marcados pelo foco, resiliência e definidos por aqueles com a melhor habilidade dentro de quadra. 

Confira como foram os jogos e quais países se classificaram para as semifinais!!

Austrália reserva vaga na semifinal após vitória sobre Holanda

Pela primeira vez em cinco anos, a Austrália está nas semifinais da Taça Davis depois de vencer a Holanda por 2-0 na terça-feira (22). 

Jordan Thompson conquistou a liderança para a Australia no primeiro jogo, com uma vitória por 4-6, 7-5 e 6-3 contra Tallon Griekspoor.

O dia parecia favorável para Holanda com Griekspoor espetacular conquistando o set de abertura. Mas no set seguinte o jogo virou, já que Thompson continuava se fortalecendo com seu saque, passando por uma série de games salvando break points.

No set seguinte, Griekspoor começou a diminuir fisicamente e não demorou muito para que a partida terminasse com Thompson finalizando com um belo smash. 

Já no segundo jogo, Alex de Minaur garantiu o ponto da vitória vencendo por 5-7, 6-3, 6-4 sobre Botic van de Zandschulp. O holandês elevou seu nível vencendo o primeiro set por 7-5, mas De Minaur respondeu de forma rápida e intensa, saltando para uma vantagem inicial de 2-0 no segundo set. 

Consistente o australiano manteve-se firme quebrando o game seguinte em um saque com lob de forehand perfeito, concluindo seu serviço a favor da equipe alemã. 

Croácia avança para a semifinal com disputa suada contra Espanha   

A Croácia está nas semifinais da Taça Davis pela Rakuten após vitoriar por 2-0 sobre a Espanha.

Borna Coric colocou a Croácia em vantagem com uma vitória por 6-4, 7-6 contra Roberto Bautista no primeiro jogo. 

Marin Cilic completou o trabalho para a equipe croata, depois de um segundo jogo disputado que chegou a bater três horas e 13 minutos de duração. Cilic começou mal, acertando sete duplas faltas permitindo que Pablo Carreno Busta fechasse o primeiro set em vantagem. 

O croata recuperou sua confiança e pontuou o set seguinte, mantendo um nível elevado com um terceiro sete equilibrado, mas decisivo para quebrar os serviços de Busta zerando o placar para a Espanha por 5-7, 6-3, 7-6. 

Uma disputa fascinante entre as duas únicas nações nas finais deste ano com jogadores que venceram esta competição antes. 

Itália derrota EUA na decisão de duplas garantindo-se nas semifinais

No início do dia Lorenzo Sonego controlou a primeira partida contra Frances Tiafoe que acabou não resistindo, o americano chegou a se aproximar do italiano no segundo set mas sem sucesso. Assim, Sonego abriu o primeiro ponto do dia para a Itália em uma vitória de 6-3, 7-6. 

O americano Taylor Fritz trouxe o Estados Unidos ao empate, após superar Lorenzo Musetti no segundo jogo por 6-7, 3-6 em uma partida marcada por golpes explosivos, enquanto Musetti tentava se aproximar constantemente Fritz mostrou-se sólido demais, resistindo ao jogo extravagante do italiano. 

A Itália chegou às semifinais da Copa Davis 2022, após um desempenho impressionante da equipe no terceiro jogo com a dupla Fabio Fognini e Simone Bolelli.  

Os italianos estavam por toda parte, principalmente na rede com Bolelli voleando e acertando alguns sensacionais retornos de backhand de uma mão, enquanto isso, Jack Sock e Tommy Paul não conseguiam lidar com as devoluções e ataques consistentes vindos do outro lado e, uma única quebra de saque em cada set foi suficiente para dar a vantagem vitoriosa à Itália, que venceu a dupla americana por 6/4 e 6/4 derrotando os Estados Unidos por 2/1.  

Canadá supera Alemanha avançando para as semifinais

A Alemanha começou o confronto abrindo um ponto de vantagem no placar, com uma surpreendente vitória de Jan-Lennard Struff sobre o canadense Denis Shapovalov  após uma disputa fechada em 6-3, 4-6, 7-6. 

No jogo seguinte, Auger-Aliassime colocou o Canadá de volta a disputa com uma emocionante vitória de 7-6, 6-4 sobre o alemão Oscar Otte, levando as equipes a um próximo confronto de desempate. 

A dupla canadense Vasek Pospisil e Denis Shapovalov derrotaram Kevin Krawietz e Tim Puetz no terceiro jogo, vindos de um set down para vencer por 2-6, 6-3, 6-3. 

Pospisil fez a diferença no segundo set, quebrando o saque de Krawietz com um retorno de backhand quebrando a equipe adversária fechando o set vitoriosamente. 

No terceiro game do set final, com Krawietz servindo mais uma vez, Shapovalov elevou seu nível de arremessos para garantir um avanço, manteve esse nível quebrando o saque de Puetz com mais um retorno fantástico para selar a vitória que marcou a primeira aparição do Canadá nas semifinais desde 2019.

Países classificados 

As seleções da Austrália, Croácia, Itália e Canadá seguem na disputa pela Teça Copa Davis 2022, avançando para as semifinais. 

 

Siga acompanhando todos os detalhes da Copa Davis 2022 e outras informações sobre esporte aqui na Esportelândia. 

 

Foto destaque: Divulgação/Davis Cup 

 

Avatar de Fabrizia Dalafiori
Autor Fabrizia Dalafiori

Fabrizia Dalafiori é estudante de Jornalismo apaixonada por esporte e educação, acredita que uma boa comunicação e informações precisas mudam histórias.