Enquanto o mundo do tênis se volta para o prestigiado Masters 1000 de Roma, também conhecido como Internazionali BNL d’Italia, como preparação final para Roland-Garros, mergulhe nas entranhas deste torneio lendário para conhecer 10 curiosidades que você provavelmente não sabia.

Curiosidades do Masters de Roma: tradição centenária

Divulgação
Divulgação

Entre todos os torneios da categoria 1000, o Masters de Roma ostenta uma tradição invejável. É o quarto evento mais antigo do circuito, atrás apenas do Canadian Open, Monte-Carlo e Cincinnati. Com mais de um século de história, o torneio é um verdadeiro bastião do tênis mundial.

Esculturas no Foro Italico

As famosas esculturas no Foro Italico
As famosas esculturas no Foro Italico

O Foro Italico, palco deste torneio grandioso, é adornado por 11 quadras de saibro, sendo 8 utilizadas para as partidas principais e 3 para treinamento. Mas o que poucos sabem é que o local abriga também um acervo impressionante de 18 estátuas de mármore, emoldurando as quadras e emprestando uma aura única ao evento.

A flutuação do tênis italiano

Adriano Panatta no Masters de Roma 1976
Adriano Panatta no Masters de Roma 1976

A história do tênis italiano é marcada por altos e baixos, e isso se reflete nas conquistas locais do Masters de Roma. Desde a vitória de Adriano Panatta na chave masculina em 1976, seguida pela reinado de Raffaella Reggi nove anos depois, a Itália não viu mais nenhum de seus filhos da terra erguerem o troféu, criando uma seca de títulos que perdura até hoje.

Roger Federer e a conquista ausente no Masters de Roma

Roger Federer ficou com o vice contra Felix Mantilla em 2003
Roger Federer ficou com o vice contra Felix Mantilla em 2003

O lendário Roger Federer, maestro da Suíça e detentor de incríveis 103 títulos ao longo de sua carreira, tem uma lacuna em seu impressionante currículo: a vitória no saibro romano. Apesar de sua maestria em todas as superfícies, Federer sofreu três dolorosas derrotas nas finais do Masters de Roma, uma delas para o Rei do Saibro, Rafael Nadal, outra para o impetuoso Novak Djokovic e a última, uma surpresa amarga diante de Mantilla, em 2003.

A épica final adiada

Brian Gottfried e Raúl Ramírez, a dupla campeã da famosa edição de 1976 em uma partida de Wimbledon
Brian Gottfried e Raúl Ramírez, a dupla campeã da famosa edição de 1976 em uma partida de Wimbledon

Um dos momentos mais memoráveis da história do torneio aconteceu em 1976, na chave de duplas. A final foi interrompida no quarto set devido à falta de luz natural e só foi concluída quase quatro meses depois, no torneio de Houston.

Essa épica final, que durou 108 dias, permanece como o confronto mais longo e inusitado da história do Masters de Roma.

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

Mais títulos consecutivos

Rafa conquistou o torneio consecutivamente em 2005, 2006 e 2007
Rafa conquistou o torneio consecutivamente em 2005, 2006 e 2007

Nadal é de fato um mestre quando o assunto é saibro. O espanhol não só tem o recorde de mais conquistas no torneio romano como é o tenista com mais edições consecutivas na história (2005–2007).

Mais finais

Djokovic e Nadal na final do Masters de Roma 2021
Djokovic e Nadal na final do Masters de Roma 2021

No âmbito das finais, o espanhol se encontra com um atleta tão formidável quanto ‘El Toro’. O sérvio Novak Djokovic também é um dos grandes tenistas em saibro e seu aproveitamento no Masters de Roma o coloca entre os mais conhecidos em finais, ao lado de Rafa, ambos com 12 finais no currículo.

Campeão mais antigo

Bill Tilden em ação
Bill Tilden em ação

Quase 100 atrás, em 1930, o estadunidense Bill Tilden havia conquistado o Masters de Roma no auge de seus 38 anos, 2 meses e 18 dias. Curiosamente esta foi a primeira edição de todos os tempos do torneio romano.

Campeão mais novo

Björn Borg na edição de 1974
Björn Borg na edição de 1974

Com apenas 17 anos, 11 meses e 2 dias, o sueco Björn Borg se tornou o mais jovem a conquistar o torneio na edição de 1974. O feito se mostrou bem difícil de se repetir, pois desde então nenhum outro tenista conseguiu superar a façanha de Borg.

Mais títulos

Rafael Nadal no Masters de Roma 2021
Rafael Nadal no Masters de Roma 2021

Rafael Nadal não é chamado de Rei do Saibro por acaso. O espanhol é simplesmente o maior campeão do Masters de Roma, conquistando o torneio romano 10 vezes ao longo de sua vitoriosa carreira.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: