A escola espanhola no mundo do tênis é recheada de grandes jogadores e histórias. Do mesmo modo, os vários tenistas possuem técnicas e estilos de jogos diferentes. Assim, algumas vezes, estes atletas se juntam para partidas de duplas.
Neste sentido, um desses atletas é Rafael Nadal, que, recentemente, anunciou a retirada da temporada, porém, o espanhol tem planejado o ano de 2024. Sendo assim, algumas rotas envolvem Carlos Alcaraz, atual número um do tênis espanhol. Confira!
A temporada de 2023 de Rafael Nadal e Carlos Alcaraz
Os dois tenistas espanhóis estão com um ano oposto reciprocamente, visto que Nadal precisou se retirar dos embates. Neste ano, o Touro Miura sofreu com lesões e disputou apenas dois torneios: a United Cup e o Australian Open, conquistando apenas uma vitória e três derrotas. Nas últimas semanas, Nadal atualizou sobre seu quadro em relação a sua recuperação.
Por outro lado, Carlos Alcaraz continua voando. O tenista disputa a liderança do ranking da ATP com Novak Djokovic. Além disso, conquistou seis troféus: Wimbledon, os Masters 1000 de Madrid e Indian Wells, os ATP’s 500, de Barcelona e Londres, e ATP 250 de Buenos Aires.
Ver essa foto no Instagram
Os planos de Nadal para 2024
Em recuperação de suas cirurgias devido às lesões, o tenista espanhol visa a temporada de 2024 com muito afinco. O Touro Miura concedeu entrevista ao jornal As e voltou a dizer que pensa o próximo ano como o último no profissional, mas que ainda não se limita:
Acho que será meu último ano, estou bastante convencido. Embora, ao mesmo tempo, neste momento, no final de setembro, eu não saiba. O que pode acontecer? Se de repente as coisas estão funcionando muito bem, me sinto bem fisicamente, minha cabeça geralmente funciona. Se me sinto competitivo e gosto do que faço, por que me limitaria? Não posso dizer 100%.
O espanhol ainda pontuou que não gosta de dar 100% de certeza devido às cobranças sobre suas falas:
Como eu acho que será meu último ano? Estou dizendo, acho que será meu último ano. O que será 100%? Também não posso dizer com certeza porque as coisas sempre podem acontecer e eu não quero dizer uma coisa 100% e aí eles dizem, você disse tal coisa, porque eu não tenho 100% de certeza. Agora, se eu tivesse que apostar, diria que é meu último ano.
Planejamento da Copa Davis e Olimpíadas com Alcaraz em 2024
O ano competitivo de um tenista geralmente é muito individual, mas também possuem dois torneios no qual os jogadores representam seus países, a Copa Davis e as Olimpíadas. Rafael Nadal possui o título de ambos os torneios, quatro títulos na Davis, 2004, 09, 11 e 2019, e as medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2008 e 2016.
Dessa maneira, o tenista foi questionado se gostaria de jogá-los no ano de 2024 e despedir deles. Prontamente, Nadal diminuiu as possibilidades na Copa Davis, visto que a Espanha foi eliminada na fase de grupos do Finals, fato que fez a seleção perder a vaga na rodada em 2024:
Estamos eliminados da Copa Davis. É difícil, se nos tivéssemos qualificado, poderia ter havido uma opção mínima de tentar chegar ao cruzamento, em Novembro. Depois que isso acontecer, ele será descartado.
Já sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Touro Miura confirmou que quer disputar mais uma edição. A saber, Nadal conquistou a medalha de ouro na chave de simples em Pequim 2008.
E quanto aos Jogos, a nível pessoal, gostaria de jogá-los mais uma vez. Todo mundo sabe que sempre fui um amante da Olímpiada. Vivi momentos incríveis de convivência, de ver o que é o esporte em sua pura essência.
Além disso, Nadal já possui um alvo para jogar a chave de duplas da principal competição poliesportiva do mundo: Carlos Alcaraz. Em Paris, o espanhol iria em busca do bicampeonato, visto que foi ouro no Rio de Janeiro, em 2016, ao lado de Marc Lopez.
Quanto ao fato de jogar duplas com o Carlos Alcaraz, não tive a menor conversa com ele a esse respeito. Mas também gostaria e seria uma boa motivação, mais um incentivo para eu poder fechar o meu ciclo olímpico jogando com o Alcaraz, com tudo o que ele está conquistando, ainda jovem e com um grande futuro que tem pela frente.
Carlos Alcaraz possui o mesmo desejo em Paris
O jovem tenista também deseja representar a Espanha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Sobre a possibilidade de jogar a chave de duplas com Rafael Nadal, Alcaraz não escondeu qual seria seu maior desejo:
Para mim, seria um sonho disputarmos as duplas nos Jogos Olímpicos. Vamos ver como será este ano, espero que bem. Muita coisa pode acontecer, mas espero que nós dois estejamos nos Jogos. Seria um sonho, não apenas poder vencer medalhas olímpicas em simples e duplas, mas também o simples fato de competir ao lado de um ídolo.