O US Open 2023 masculino está eletrizante e muito disputado. O último Grand Slam da temporada está definindo seus primeiros semifinalistas. A saber, a final da chave masculina do torneio está marcada para o dia 10 de setembro. 

Neste sentido, nesta terça-feira (5), Novak Djokovic foi o primeiro tenista a avançar para a semifinal da edição deste ano. Além disso, após derrotar Taylor Fritz, o sérvio bateu mais um recorde de Roger Federer, uma das lendas do tênis. Confira!

Novak Djokovic no US Open 2023

Após ficar dois anos sem poder jogar o último Grand Slam da temporada, Djokovic voltou em grande estilo. O sérvio está com um nível altíssimo de jogo e com o triunfo que o colocou na semifinal do US Open alcançou outro recorde nos Estados Unidos. Agora, o maior campeão masculino de Grand Slams vai em busca de mais uma final do porte.

Para marcar presença na semifinal do US Open, Nole, segundo cabeça de chave do Grand Slam, derrotou cinco rivais e perdeu apenas dois sets até aqui. O tenista iniciou a caminhada eliminando Alexandre Muller e depois Bernabe Zapata Miralles por 3 x 0. Na terceira rodada precisou sair de um 0 x 2 contra Laslo Djere para avançar. Djokovic venceu por 3 x 2, com parciais de 4/6, 4/6, 6/1, 6/1 e 6/3, após 3h45.

Nas oitavas de final derrotou Borna Gojo por 6/2, 7/5 e 6/4. Já nas quartas liquidou Taylor Fritz, 9º cabeça de chave no torneio, por 6/1, 6/4 e 6/4. Dessa maneira, Novak Djokovic vai terminar entre os quatro melhores jogadores do US Open 2023.

Novak Djokovic domina Taylor Fritz e chega na semifinal do US Open

Nole busca o seu quarto troféu do Grand Slam estadunidense, além disso, ele já foi vice-campeão seis vezes. Na atual edição, o quinto desafio de Djokovic foi o dono da casa Taylor Fritz, que não havia perdido uma parcial ao longo do torneio. Após uma partida relativamente tranquila, o atual 2º colocado do ranking da ATP avançou para a sua 13ª semifinal do US Open depois de ganhar por 3 x 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/4, após 2h35.

O primeiro set foi marcado pelo domínio de Djokovic e os erros não forçados de Fritz. Foram 19 erros do estadunidense contra 11 de Nole. Desse modo, o sérvio quebrou o saque do estadunidense três vezes, em cinco chances criadas, e anotou um 6/1, em 43 minutos.

Na segunda parcial, Fritz equilibrou a partida ao fazer mais winners, 15 x 12, mas continuou errando muito, 14 x 7. Assim, Djokovic aproveitou a única chance de quebras que criou para vencer o set por 6/4. A quebra foi logo no terceiro game da parcial, o que possibilitou o sérvio a administrar bem o resultado.

O último set do jogo começou com os saques sendo confirmados até o 7º game, quando Djoko quebrou o serviço de Fritz e fez 4 x 3. Em seguida, os dois tenistas trocaram quebras, assim o sérvio continuou na frente, 5 x 4, sacou para o jogo e obteve êxito ao fechar em 6/4. O resultado possibilitou Novak Djokovic avançar para a semifinal do US Open 2023 e bater mais um recorde na carreira.

Djokovic tira recorde de Roger Federer

O atual segundo colocado do ranking da ATP disputa o US Open pela 17ª vez na carreira, a sua estreia foi em 2005. Desde então só não jogou em 2017 e 2022, a última por não ter se vacinado contra o coronavirus.

Com o triunfo sobre Fritz, Novak Djokovic chegou pela 47ª vez na carreira em uma semifinal de Grand Slam . Dessa maneira, ultrapassou o recorde anterior de 46 semis de Roger Federer, dono de cinco troféus do torneio estadunidense (2004 até 2008). A saber, o sérvio também possui a marca de ter mais de 10 semifinais nos quatro Grand Slams.

Novak Djokovic enfrenta outro tenista da casa no US Open

Na semifinal, Nole vai enfrentar outro tenista da casa. O próximo desafio é diante de Ben Shelton, grata surpresa que eliminou Frances Tiafoe, 10º cabeça de chave do US Open 2023. O jogo está marcada para a próxima sexta-feira (8), mas ainda não possui horário definido. Vai ser o primeiro confronto entre os dois no circuito da ATP.