No último sábado (23), Carlos Alcaraz derrotou Stefanos Tsitsipas na final do ATP 500 de Barcelona, na Espanha. Dentro de casa, o espanhol venceu por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) com apenas 1h18m de partida. Foi pela segunda vez que o tenista foi campeão da competição.

Incrível sentir essa energia e vencer diante de amigos e familiares. É mágico jogar nesse nível. Meu técnico e eu falamos muito de jogar sem pressão, esquecer os erros, sem me preocupar com o que está fora da quadra.

Stefanos Tsitsipas fez questão de comentar a respeito da derrota, em sua avaliação, apesar do vice, o saldo foi bastante positivo:

Neste momento o meu saldo é positivo, me sinto bem. Já disputei muitos jogos no saibro e me considero um dos candidatos a vencer este torneio. Aqui tenho tido bons resultados e até agora no circuito tive um bom desempenho. Meu jogo em Barcelona me fez gostar de tênis novamente porque desde que fiz a final do Aberto da Austrália não tive a regularidade necessária e praticamente não pude jogar torneios, então estou feliz por ter voltado forte e as coisas estão dando certo.

A preparação agora vai ser para o Masters 1000 de Madri. O vice-campeão em Barcelona, Tsitsipas, já está na capital espanhola em fase de preparação para a competição. Em entrevista coletiva nesta terça-feira (25), o número cinco do mundo comentou a respeito de Carlos Alcaraz. Que, segundo o grego, tem sido seu grande obstáculo:

Este é um torneio longo, um caminho muito longo para chegar lá. Estaremos neste evento por duas semanas, então ainda há tempo. O que posso dizer é que vou trabalhar muito para estar pronto, tenho que treinar e melhorar as coisas, essa será a única maneira de mudar o que está acontecendo até agora. Não consigo pensar em outra solução para vencer um jogador que está sendo um grande obstáculo para mim. No caso do Alcaraz, é isso é uma pessoa que trabalha muito, tem uma flexibilidade enorme e também velocidade, é uma pessoa que tem um entusiasmo pelo esporte que é difícil de encontrar. Para chegar lá é preciso passar muitas horas na quadra, na academia e também no minha sala analisando o que fiz de errado em duelos anteriores.

O Masters 1000 de Madrid tem início para acontecer na quarta-feira (8).

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.