O Circuito Challenger de Tênis, é uma série de torneios de nível profissional organizados pela ATP. Sendo assim, é o segundo nível de categorias do mundo do tênis masculino. Assim, tem se estabelecido como uma plataforma fundamental para o desenvolvimento e evolução dos tenistas no ranking da ATP.

Neste sentido, esta semana ocorreu o Challenger de Lyon, na França. O campeonato se tornou especial porque o brasileiro Felipe Meligeni conquistou o troféu. Além disso, conseguiu subir no ranking e agora é o segundo melhor tenista do país na classificação.

A carreira de Felipe Meligeni

O brasileiro vem conquistando destaque no cenário do tênis. Sua jornada no tênis tem sido marcada por um crescimento constante ao longo dos últimos anos. Atualmente, com o troféu de Lyon, conquistou seu segundo Challenger 100, e o 3º geral. Com o resultado, Felipe Meligeni vai subir para a 129ª colocação do ranking da ATP, sua melhor na carreira.

Além de sua carreira individual, o campineiro possui dois títulos de duplas em torneios ATP: Cordoba e Santiago, ambos com Rafael Matos. Além disso, também já representou o Brasil na Copa Davis. Veja como foi a trajetória de Felipe Meligeni em Lyon.

Felipe Meligeni em Lyon

O tenista foi o 8º cabeça de chave do torneio francês. Assim, para erguer o troféu Meligeni precisou ganhar cinco jogos. A estreia foi em um confronto 100% brasileiro, o campineiro enfrentou Matheus Pucinelli de Almeida. A partida foi equilibrada, mas Felipe Meligeni se sobressaiu e triunfou de virada por 2 x 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4.

Nas rodadas seguintes o brasileiro também ganhou por 2 x 1.Desse modo, na segunda rodada, derrotou Gianluca Mager por 6/4, 3/6 e 6/2. Logo depois, nas quartas, Mathias Bourgue por 7/6 (4), 6/7 (5) e 6/3. Na semifinal, o eliminado foi Alejandro Moro Canas pelo placar de 6/7 (6), 7/6 (2) e 6/4.

Na grande decisão Felipe Meligeni enfrentou Alexander Ritschard e conquistou o título do Challenger de Lyon em grande estilo. Em uma partida de altos e baixos, o brasileiro saiu vitorioso por 2 x 1, com parciais de 6/4, 0/6 e 7/6 (7), levando o público presente ao delírio.

Desde o início do confronto, Meligeni mostrou confiança e determinação. Dessa maneira, na primeira parcial, o brasileiro quebrou o saque do suíço duas vezes e fez 6/4. No entanto, Ritschard respondeu de maneira impressionante no segundo set, aplicando um “pneu” e vencendo por 6/0.

O set decisivo foi um verdadeiro teste de resistência e habilidade mental para ambos os jogadores. Meligeni e Ritschard levaram a disputa do título para o tie-break. No desempate, ambos tenistas foram confirmando os pontos em seus saques, assim o jogo ficou 8 x 7 para o brasileiro. Dessa maneira, no 16º ponto, Ritschard sacou, mas foi Meligeni quem faturou o ponto e venceu por 9 x 7.