Facundo Bagnis derrota brasileiro na primeira rodada por 2 x 1, com parciais de 6/3, 1/6 e 6/4, em 1h40. Desse modo, Felipe Meligeni termina a sua participação no Masters 1000 de Miami 2023. A saber, foi a primeira vez que ele disputou a chave principal de um torneio deste tamanho.
A partida
Facundo Bagnis quebra saque em momento chave e vence o primeiro set
A partida começou equilibrada, os dois tenistas confirmaram os seus serviços até o quinto game sem sofrer muito. Desse modo, Bagnis ficou em vantagem em 3 x 2. No 6º game Meligeni foi para o saque, mas cometeu dois erros não forçados seguidos e foi quebrado pelo argentino, 2 x 4. Em seguida, os dois mantiveram os saques e a parcial ficou 5 x 3 para Bagnis.
No 9º game o argentino foi sacar para vencer o set, mas não teve vida fácil para confirmar o serviço. Meligeni dificultou ao máximo e teve uma chance para devolver a quebra, porém Bagnis salvou após um ace. Logo depois, com 40 iguais o argentino contou com dois erros de Meligeni ganhou o game, e o set por 6/3.
Felipe Meligeni sobe o nível e atropela no segundo set
O brasileiro voo na segunda parcial, confirmou muito bem os seus serviços e quebrou Bagnis duas vezes. Ambos tenistas confirmaram o serviço nos dois primeiros games, 1 x 1. A partir do terceiro game Meligeni foi avassalador, ganhou 12 pontos em 13 disputados, quebrou o argentino uma vez e abriu 4 x 1.
No 6º game, Bagnis começou bem e fez 40 x 0, mas o brasileiro fez quatro pontos seguidos e teve a chance da quebra. Após salvar a primeira chance o argentino desperdiçou a oportunidade de confirmar o serviço. Logo depois, Bagnis cometeu um erro não forçado e uma dupla falta e foi quebrado pela segunda vez, 5 x 1 para o brasileiro. Assim, Meligeni foi sacar para empatar a partida e conseguiu, confirmou o serviço sem dificuldades e assim fez 6/1.
Argentino vence o 3º set, após equilíbrio
A última parcial foi muito equilibrada, os dois tenistas jogaram muito bem e não tiveram grandes problemas para confirmar seus saques no início. Sendo assim, o set ficou 4 x 4 após oito games jogados. No 9º game, Bagnis foi para o saque e o confirmou após fazer dois winners e um ace, 5 x 4.
Em seguida, Meligeni foi para o seu serviços, mas o argentino fez 0 x 40 e teve três match-points. O brasileiro conseguiu fazer dois pontos e ganhar sobrevida no game. No entanto, na terceira chance de quebra, Bagnis fez o ponto que sacramentou a quebra e a vitória no set e no jogo. Um fato que chamou a atenção foi que o argentino fez oito dos últimos 10 pontos disputados na parcial.
Números interessantes da partida
O jogo foi muito equilibrado e cheio de nuances. Logo os números ajudam a entender um pouco de como ocorreu o resultado. Bagnis fez mais aces, 12 x 4, mas também cometeu mais duplas faltas, 4 x 1. Já o brasileiro levou vantagem nos pontos ganhos com o primeiro e com o segundo serviço, 80% x 70% e 55% x 52%, respectivamente.
Facundo Bagnis também levou vantagem nos winners, 25 x 22. Por outro lado, cometeu mais erros não forçados, foram 23 contra 16 do brasileiro. Outro dado interessante são os números de pontos vencidos nos rallys. Nas disputas com até quatro trocas de bola Bagnis ganhou por 54 x 44. Já Meligeni levou vantagem nos pontos com cinco a oito trocas, 23 x 11, e com mais de nove trocas 8 x 5.
E agora?
Com o triunfo Facundo Bagnis avançou para a segunda rodada do Masters 1000 de Miami 2023. Sendo assim, ele vai enfrentar Carlos Alcaraz, líder do ranking da ATP. A partida ainda não tem horário definido. Por outro lado, Felipe Meligeni ainda vai definir os próximos passos após fazer bonito em solo estadunidense. No torneio o brasileiro passou do qualificatório após eliminar Nikoloz Basilashvili e Timofey Skatov.
Foto Destaque: Reprodução/Luiz Candido\Luz Press