O US Open 2023 começou com tudo. O último Grand Slam da temporada já teve surpresas, superações e grande torcida brasileira, tudo isso com apenas dois dias de chave principal. A saber, as decisões estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro.

Neste sentido, nesta terça-feira (29), Felipe Meligeni triunfou contra James Duckworth por 3 x 0. Dessa maneira, o brasileiro avançou para a segunda rodada do US Open 2023. Confira!

O ano e o US Open 2023 de Felipe Meligeni

A temporada do campineiro está sendo muito positiva, com evolução do seu jogo, títulos e subidas no ranking da ATP. Meligeni conquistou o Challenger de Lyon, disputou o qualificatório dos últimos três Majors, chegando na última rodada nos dois últimos.

Porém, no último Grand Slam do ano, o brasileiro conseguiu furar a fase prévia e vai disputar a sua primeira chave principal do maior nível do tênis. Para realizar o feito, Felipe Meligeni derrotou Dalibor Svrcina, Facundo Bagnis e Federico Coria.

Felipe Meligeni se sobressai taticamente e avança no US Open

O sorteio da chave principal do torneio estadunidense colocou Kei Nishikori, ex-top-5 da ATP, como o primeiro rival. Mas o japonês precisou se retirar da disputa e James Duckworth assumiu a vaga como lucky loser.

Felipe Meligeni fez uma partida agressiva e dominante diante do australiano, com 20 aces, teve quase o dobro de winners (42 x 24) e salvou 10 chances de quebra que sofreu. Dessa maneira, o brasileiro anotou 3 x 0, com parciais de 6/4, 7/6 (11) e 6/3, em 2h15.

A primeira parcial começou equilibrada e os dois tenistas confirmaram seus serviços sem problemas. Porém, no 7º game, Felipe Meligeni quebrou o saque de Duckworth sem ceder um ponto, assim, fez 4 x 3 e administrou o placar até fechar o set em 6/4.

Por outro lado, na segunda parcial, não houve quebras, precisando do tie-break para ser definido. No desempate, Duckworth abriu 4 x 0, mas o brasileiro foi reagindo aos poucos e buscou o empate, em 6 x 6. Logo depois, os dois trocaram pontos e a disputa ficou 11 x 11, depois Felipe Meligeni fez dois pontos seguidos, fechou o set em 7/6 e abriu 2 x 0 no jogo.

A última parcial da partida foi marcada pelas três quebras de saque no início, duas do brasileiro e uma do australiano, e Meligeni abriu 4 x 1. Em seguida, os dois confirmaram os saques e o campineiro ganhou o set por 6/3, finalizando sua primeira partida em chave principal por 3 x 0.

O próximo desafio de Felipe Meligeni

Com o triunfo sobre Duckworth, Meligeni se classificou para a segunda rodada do US Open 2023. A próxima partida vai ser diante do argentino Sebastian Baez, 32º colocado do ranking da ATP. O jogo não possui horário definido, mas vai ser na próxima sexta-feira (1).

A saber, vai ser o primeiro duelo entre os dois na ATP, mas já se enfrentaram pelo circuito Challenger, o segundo escalão de torneios. A partida foi em Santigo, no Chile, onde Baez saiu vitorioso, por 2 x 1, com parciais de 3/6, 7/6 (6) e 6/1.

Mais Brasil no US Open 2023

Nesta quarta-feira (30), o Brasil vai ser representado por Bia Haddad, 19ª colocada do ranking da WTA. A brasileira vai encarar Taylor Townsend, pela segunda rodada da chave feminina do US Open 2023, por volta de 12h (horário de Brasília).

As duas já se enfrentaram uma vez, no WTA 1000 de Miami, em 2019. Naquela oportunidade, a estadunidense saiu vitoriosa, por 6/1 e 6/4. Se vencer, Bia Haddad vai chegar pela primeira vez à 3ª rodada do Grand Slam estadunidense.

Melhores momentos da partida