Um dos grandes objetivos de todos os tenistas é estar entre os melhores no ranking da sua categoria. Desse modo, a classificação masculina é dada no ranking da ATP, que possui um novo top 10, estamos falando de Frances Tiafoe.

O tenista estadunidense está se preparando para Wimbledon 2023. Sendo assim, Tiafoe alcançou o 10º lugar do ranking após uma grande semana em Stuttgart. O tenista conversou com a ATP sobre a realização, confira!

A trajetória de Frances Tiafoe

O tenista é filho de imigrantes de Serra Leoa. Frances Senior, pai do tenista, trabalhava na manutenção de um clube de tênis, assim Tiafoe teve os primeiros contatos com o esporte da bolinha amarela.

Após muita dedicação o estadunidense se tornou um dos juvenis mais promissores do mundo, vencendo o prestigioso Orange Bowl aos 15 anos. Já no profissional, são três títulos da ATP: Delray Beach, Houston e Stuttgart. E agora, com 25 anos, está entre os melhores classificados do circuito masculino.

Frances Tiafoe comenta sua realização

O estadunidense já fez grandes jogos contra vários tenistas do circuito, mas ainda não tinha estado nas primeiras posições do ranking da ATP. Porém, a espera acabou, após derrotar Jan-Lennard Struff e conquistar o título do ATP 250 de Stuttgart, Tiafoe assumiu a 10º colocação.

O estadunidense ganhou a grande decisão de Stuttgart por 2 x 1, com parciais de 4/6, 7/6 (1) e 7/6 (8). Além disso, antes de triunfar, salvou match-point de Struff. Na entrevista pós jogo, Tiafoe comentou sobre a parte final da partida e mostrou contentamento com seu desempenho em todas as superfícies do tênis:

“Aquele tie-break foi selvagem. Foi para frente e para trás, um ponto muito louco em 6/5. Foi pescoço a pescoço. Ele sacou tão bem que não consegui quebrar por três sets, mas me mantive e não poderia estar mais feliz com meu esforço. Já ganhei um título nas três superfícies. Isso mostra que sou um jogador completo e quando estou travado posso competir nas três superfícies”.

Assim também, Tiafoe conversou com a equipe da ATP sobre a sua entrada no top 10. O talentoso tenista mostrou sua alegria com a realização, apontou estar emocionado e que nunca esquecerá o momento:

“É super emocionante para um cara como eu e com minha história. Um cara que nem deveria estar aqui fazendo metade das coisas que faz. E agora, quando você diz o meu nome, pode dizer que sou top 10 do mundo. Isso é algo que ninguém pode tirar de você. Vou me lembrar disso para sempre. E espero poder ficar nessa posição por muito tempo”.

E agora?

Depois do torneio de Stuttgart, o estadunidense disputou o ATP 500 de Queens, mas acabou eliminado nas oitavas de final. Porém, a preparação de Frances Tiafoe rumo a Wimbledon 2023 continua.

Após sua terceira conquista de um ATP e com  evolução de seu jogo, o estadunidense vai se credenciando para ser uma das surpresas do torneio londrino. A saber, Tiafoe será um dos principais cabeças de chave do campeonato.