O francês Gilles Cervara é uma das principais figuras do tênis mundial. Em 2019, recebeu a premiação de treinador do ano. Desde 2017 trabalha com o tenista russo, Daniil Medvedev. No último final de semana, foi campeão do Masters 1000 de Miami em cima do italiano Jannik Sinner.

Cervara, sem dúvida, é uma das pessoas que mais conhece Medvedev. Em entrevista para o site da Associação dos Tenistas Profissionais, o francês deu detalhes do atual momento do russo. Além de contar das dificuldades superadas pelo tenista.

Tudo mudou pouco antes de Roterdã. Lembro-me como treinador que os três dias antes da primeira rodada foi muito dura. Senti isso depois do Aberto da Austrália, durante duas semanas de treinos, mas alguns dias antes da primeira rodada em Roterdã, senti o Daniil bastante nervoso, bastante inseguro. Mas também que ele poderia jogar um bom tênis. Meu trabalho naquela época era encontrar uma maneira de convencê-lo a encontrar o botão bom dentro dele para que ele treinasse bem e ganhasse sets durante os treinos. Isso foi o que aconteceu. Mesmo que ele não estivesse pronto para perceber que estava jogando bem naquele momento, senti como se tivesse batido em alguma coisa. Então a primeira rodada contra Davidovich foi a chave para a vitória, mesmo que ele estivesse com problemas. E então, dia após dia, ele melhorou e a vitória contra o Auger-Aliassime também foi outro passo importante para acende”, afirmou Gilles Cervara. 

Além disso, Cervara destacou também aspectos do jogo de Medvedev, sobre o que faz dele ser um tenista espetacular.

É difícil dizer o que as pessoas não entendem sobre Daniil e seu jogo. Difícil dizer porque não estou na frente dele para dizer isso. Mas às vezes seus golpes têm força, às vezes não. Às vezes você espera algo, mas ele vai para o outro lado. Às vezes você espera uma bola profunda e ela falha sem consistência.

Então, uma coisa importante é que ele é como uma parede. Cada bola retorna e ele não erra. Ele está servindo, ele está correndo. Ele é quase capaz de encontrar uma solução para qualquer problema. Ele é um lutador incrível. Ele quer muito ganhar o tempo todo, então não dá nada para o adversário e os empurra a um nível que às vezes – não estou falando dos melhores jogadores porque eles estão acostumados – para os outros jogadores, eles não estão acostumados a jogar todos os pontos dessa maneira. A combinação disso torna muito difícil de jogar“, disse Gilles Cervara.

Atualmente, Medvedev é o atual número quatro do mundo. Ao todo, conquistou números impressionantes, são 25 vitórias nos últimos 26 jogos. Quem lidera o ranking geral da ATP é o sérvio Novak Djokovic, seguido por Carlos Alcaraz e de Stefanos Tsitsipas.

Foto destaque: Iconsport

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.