Iga Swiatek atualmente é um dos grandes nomes do circuito feminino de tênis, se não o maior. Com o seu talento e jogo apurado a polonesa lidera o ranking da WTA desde o ano passado. Além disso, a tenista empilhou recordes pessoais e coletivos.

Sendo assim, Swiatek foi indicada ao ESPY Award, uma das principais premiações do mundo esportivo. Confira!

O prêmio

O ESPY Award 2023, abreviação de “Excelência em Desempenho Esportivo Anual” (em português), é considerado o Oscar do esporte, sendo realizado anualmente. A celebração tem como objetivo reconhecer e premiar o desempenho atlético individual e em equipes. Assim, para a indicação é analisado a atuação esportiva do atleta durante o ano anterior.

As redes televisivas ABC e ESPN são as responsáveis pelo ESPY, prêmio concedido desde 1993. A 31ª edição do evento está marcada para 12 de julho, no Dolby Theatre, em Los Angeles, a transmissão será realizada pelo canal ABC.

Nesta quarta-feira (21) a ESPN anunciou os indicados. Assim,  Iga Swiatek, jovem estrela polonesa do tênis, foi indicada em duas categorias do prestigioso prêmio ESPY. A notícia veio como reconhecimento por sua incrível temporada no circuito profissional, onde conquistou o coração dos fãs e deixou sua marca no esporte.

A temporada de Iga Swiatek

A líder do ranking da WTA foi indicada nas seguintes categorias do ESPY: Melhor atleta de esportes femininos e a de melhor tenista. O reconhecimento é um testemunho de sua habilidade excepcional e desempenho consistente ao longo do último ano, após demonstrar um jogo agressivo, preciso e uma mentalidade vencedora.

Em 2022 Swiatek conquistou a liderança do ranking feminino, após a aposentadoria de Ashleigh Barty. Além disso, a polonesa levantou oito troféus:

Durante essa trajetória, Iga Swiatek obteve 67 vitórias em 76 jogos. Sendo que o seu ápice foi a série de 37 vitórias seguidas entre fevereiro e julho, a mais longa sequência desse tipo no século.

Dessa maneira, na categoria “Melhor atleta de esportes femininos”, Swiatek compete pelo prêmio contra: A’ja Wilson, da WNBA, Sophia Smith, da NWSL, e Mikaela Shiffrina, do esqui alpino.

Por outro lado, na categoria “Melhor Tenista”, a polonesa disputa o ESPY com: Aryna Sabalenka, atual segunda colocada da WTANovak Djokovic e Carlos Alcaraz, os dois primeiros colocados do ranking da ATP. 

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.