O torneio de Roland-Garros 2023 já possui grande histórias para o tênis brasileiro. Desse modo, as chaves principais do campeonato mais importante disputado no saibro já começaram. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.

Neste sentido, Ingrid Martins, que disputa seu primeiro Grand Slam, conseguiu seu primeiro triunfo em torneios deste porte. A brasileira disputa a chave de duplas de Roland-Garros 2023 ao lado de Iryna Shymanovich.

Ingrid Martins e Iryna Shymanovich triunfam com autoridade

A dupla de Martins e Shymanovich alcançaram o primeiro triunfo em Roland-Garros. As duas entraram como alternates na chave de duplas e derrotaram Irina-Camelia Begu e Anhelina Kalinina em sets diretos. Após uma grande exibição, a dupla da Rio Tennis Academy anotou 6/2 e 6/4, em 1h20 de jogo.

O jogo começou com muitas reviravoltas. Dessa maneira, a dupla de Ingrid Martins abriu 2 x 0, com uma quebra de vantagem, mas Kalinina/Begu reagiram e empataram a parcial, 2 x 2. Porém, a partir desse momento Martins/Shymanovich subiram o nível, ficaram muito sólidas e ganharam quatro games em sequência. Sendo assim, as duas quebraram o serviço rival duas vezes e confirmaram os seus, anotando 6/2 e 1 x 0 no  jogo.

Na segunda parcial o panorama se manteve: uma quebra de saque para cada lado, assim o placar ficou 3 x 3. Logo depois, no 7º game, Ingrid Martins e Shymanovich quebraram Kalinina/Begu pela segunda vez no set e abriram 4 x 3. Em seguida, as duas duplas confirmaram seus serviços, assim Martins/Shymanovich ganharam a parcial por 6/4.

A sequência em Roland-Garros

Com o triunfo a parceria entre a brasileira e a bielorrussa avançaram para a segunda rodada do torneio parisiense. A saber, essa já é a melhor campanha das duas em Roland-Garros.

Dessa maneira, para continuarem a fazer história no saibro francês, as duas vão enfrentar a dupla vencedora do duelo entre Storm Hunter/Elise Mertens x Danielle Collins/Emma Navarro. A partida entre elas é nesta sexta-feira (2), não antes de 10h (horário de Brasília).

Mais Brasil em Roland-Garros

Outro brasileiro que entrou em quadra nesta quinta-feira (1) foi Thiago Wild. O paranaense continua firme no Aberto da França, após eliminar Daniil Medvedev, Wild enfrentou Guido Pella e ganhou por 3 x 1, com parciais de 6/3, 3/6, 6/4 e 6/3. Sendo assim, ele avançou para a terceira rodada de Roland-Garros. 

Na próxima fase, Thiago Wild vai encarar Yoshihito Nishioka, 27º cabeça de chave de Roland-Garros 2023. O encontro, que é inédito no circuito da ATP, vai ser no sábado (3), mas ainda não possui horário definido.

Por fim, nas duplas mistas, Rafael Matos e Luísa Stefani também avançaram para a segunda rodada de Roland-Garros. A parceria venceu Diane Parry/Harold Mayot por 2 x 1 , com parciais de 6/3, 6/7 (5) e [15-13]. Na próxima fase vão encontrar a dupla formada por Shuai Zhang e Ivan Dodig. A partida vai ser no sábado (3), mas sem horário definido ainda.