O Masters 1000 de Madrid está sendo o torneio de grande magia e boas histórias. O torneio, que é disputado no saibro, vai fazendo jus ao nome de seu complexo: “Caja Mágica”.
Desse modo, um dos nomes da vez é Jan-Lennard Struff. O alemão conquistou uma marca importante e seleta do circuito da ATP. Sendo assim, o tenista jogará a semifinal para ampliá-la e ser o único jogador da história a realizar um grande trunfo. A fase vai ser disputada nesta sexta-feira (5), Struff jogará com Aslan Karatsev, às 15h (horário de Brasília).
A moment he won't easily forget ?
?? @Struffitennis extends his dream run from qualifying to the last 4⃣ at the Caja Mágica.
? @TennisTV | #MMOPEN pic.twitter.com/WoVusCM673
— #MMOPEN (@MutuaMadridOpen) May 4, 2023
Jan-Lennard Struff chega a sua primeira semifinal de Masters 1000
O alemão derrotou Stefanos Tsitsipas, quarto cabeça de chave, por 2 x 1, com parciais de 7/6 (5), 5/7 e 6/3. Assim, Struff chegou a semifinal do Masters 1000 de Madrid 2023. A grande campanha em solo espanhol o credenciou a se juntar a uma seleta dupla de tenistas.
Com o triunfo sobre Tsitsipas, Jan-Lennard Struff se tornou o terceiro Lucky-Loser a atingir a semifinal de um Masters 1000. A saber, antes dele somente Lucas Pouille, em Roma 2016, e Thomas Johansson, em Toronto 2004, conseguiram o feito, mas ficaram nessa fase.
Dessa maneira, se conseguir chegar na final do Masters 1000 de Madrid, Struff se tornará o primeiro lucky-loser da história a chegar em uma decisão. A saber, lucky-loser é um tenista que foi eliminado na fase qualificatória de um torneio, mas que por desistência de outros jogadores consegue entra na chave principal.
Against all odds ?@Struffitennis #MMOpen pic.twitter.com/SE5ezFmVT5
— Tennis TV (@TennisTV) May 4, 2023
A campanha de Struff no Masters 1000 de Madrid 2023
Como dito anteriormente, Jan-Lennard Struff participou do qualificatório de Madrid. Sendo assim, o alemão ganhou a primeira partida de Luca Nardi por 7/5 e 6/4. Por outro lado, perdeu a rodada final para Aslan Karatsev por 2 x 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Desse modo, ele estaria eliminado do torneio, mas contou com desistências e se classificou para a chave principal.
No evento principal, Struff jogou muito bem, usou do seu saque e conseguiu ser um dos quatro semifinalistas. O alemão eliminou: Lorenzo Sonego, Ben Shelton, Dusan Lajovic, Pedro Cachin e Stefanos Tsitsipas. Assim, chegou pela primeira vez na carreira em uma semifinal de Masters 1000.
Pela chave principal, Struff confirmou 52 de 56 games de serviço (93%) e salvou 16 dos 20 break points que enfrentou.
O alemão foi quebrado duas vezes pelo Shelton e duas pelo Cachin. #TenisNaESPN #ESPNnoStarplus
— Marcela Linhares (@ma__linharess) May 4, 2023
A semifinal
Na penúltima etapa do Masters 1000 de Madrid, Jan-Lennard Struff vai reencontrar seu algoz no torneio, Aslan Karatsev. O jogo é nesta sexta-feira, às 15h, na quadra Manolo Santana. A saber, o russo é outro jogador que faz história em Madrid. Dessa maneira, o jogo ganhou uma razão a mais para ser assistida.
O rival da grande final sai da partida entre Carlos Alcaraz x Borna Coric. Os dois também jogam amanhã, mas às 11h. Os dois horários são de Brasília. Alcaraz é o principal cabeça de chave do torneio. Por outro lado, Coric é o 17º.
Started from the qualies now they're here ?@Struffitennis @AsKaratsev #MMOpen pic.twitter.com/h6NjIZUTvz
— Tennis TV (@TennisTV) May 4, 2023