O US Open 2023 está sendo muito especial para o tênis o brasileiro. O último Grand Slam da temporada está chegando na sua reta final, assim as disputas das chaves profissionais e juvenis estão na semifinal. A saber, as partidas decisivas estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro.
Neste sentido, os tenistas juvenis estão com um grande jogo e esbanjando categoria no complexo de Flushing Meadows. Um deles é João Fonseca, o representante brasileiro na chave do US Open 2023, nesta quinta-feira (7) ele continuou sua grande fase e conquistando um feito inédito. Confira!
João Fonseca no US Open 2023
O tenista natural do Rio de Janeiro está disputando sua segunda chave Juvenil do Grand Slam estadunidense, ano passado parou na primeira rodada. Neste ano, João Fonseca está com um jogo muito ofensivo e conseguiu grandes apresentações no US Open 2023.
Nas quadras rápidas de Flushing Meadows, Fonseca disputa as chaves de simples e duplas. No individual, o brasileiro é o 7º cabeça de chave de simples do torneio e já eliminou: Mees Rottgering, por 6/3 e 6/4, Patrick Schoen, por 6/3 e 6/2 e Fabio De Michele, por 6/3 e 6/4.
O Sinner brasileiro
— Mundo Do Tênis ? (@mundodotenispod) September 7, 2023
João Fonseca se mantem ofensivo e se classifica
O 7º cabeça de chave do US Open 2023 está muito sólido e com muita variação em seu jogo. Nas quartas de final de simples da edição, João Fonseca enfrentou Cooper Williams, 3º cabeça de chave, e soube se manter firme nos momentos importantes da disputa. Desse modo, o tenista aproveitou todas as oportunidades que criou e triunfou por 2 x 1, com parciais de 7/6 (8), 3/6 e 6/3, em 2h30 de batalha.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio e bons serviços dos dois jogadores. A primeira parcial começou com os dois tenistas confirmando os seus saques e pressionando o serviço adversário. Desse maneira, Williams e Fonseca trocaram uma quebra de saque no 11º e 12º games, levando a disputa para o tie-break. No desempate, João Fonseca e Cooper Williams trocaram pontos e o placar ficou 8 x 8, quando o brasileiro fez um ace e depois um winner para fechar o game em 10 x 8 e vencer o set por 7/6.
A partida continuou com os sacadores tendo o serviço pressionado, mas no segundo set Williams se sobressaiu. No 6º game, o estadunidense quebrou o saque de João Fonseca e abriu 4 x 2. Logo depois, os dois foram confirmando seus serviços e Williams empatou o jogo ao fazer 3/6, em 37 minutos.
Na parcial decisiva, os dois jogadores sacaram bem e cederam poucas chances ao rival. Assim, João Fonseca aproveitou uma de duas chances de quebra que criou e triunfou. No 8º game, o brasileiro venceu o tirou o saque do adversário após um belo voleio, e foi sacar para a partida. João Fonseca sacou muito bem, não dando chances para o adversário, fechou o set em 6/3, em 40 minutos, e avançou para a semifinal do US Open 2023.
Brasileiro chega na semifinal de simples de Grand Slam
Após bater na trave nos três Majors anteriores, João Fonseca chegou pela primeira em uma semifinal de simples de Grand Slam. A saber, o brasileiro chegou nas quartas de final do Australian Open, Roland-Garros e Wimbledon. Porém, no US Open foi a única vez que conseguiu chegar entre os quatro melhores jogadores.
Na Austrália, João Fonseca foi eliminado por Alexander Blockx, 3º cabeça de chave, por 2 x 1, com parciais de 6/7 (7), 7/6 (5) e 6/3. Na França Learner Tien ganhou por 2 x 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/1. Já em Wimbledon, Fonseca foi derrotado por Henry Searle, por 7/6 (3) e 6/3.
Por outro lado, nas duplas o brasileiro foi vice-campeão do Australian Open 2023 e semifinalista em Wimbledon. Em Flushing Meadows, João Fonseca está novamente nas quartas de final de duplas, ele e Illiyan Radulov são a 2ª dupla cabeça de chave da competição.
??JOÃO FONSECA caindo nas lágrimas depois da batalha de hoje contra Cooper Williams, pelas quartas do #UsOpen Jr!
Menino hoje mostrou que tem muito coração pra jogar tênis! pic.twitter.com/YUKhCbXEN6
— Tênis Para Além do Óbvio ? (Alemzão) (@AlemTenis) September 7, 2023
João Fonseca e Iliyan Radulov vão em busca da semifinal
Na disputa da chave de duplas masculina juvenil do US Open 2023, o brasileiro e o búlgaro Iliyan Radulov, jogam ainda nesta quinta-feira (7), não antes de 17h30 (horário de Brasília). As quartas de final do torneio é contra a parceria de Max Dahlin e Oliver Ojakaar.
No US Open 2023, Fonseca/Radulov já eliminaram: Alexander Frusina/Adhithya Ganesan, por 2 x 1, com parciais de 7/6 (2), 4/6 e [10-5] e Tianhui Zhang/Yi Zhou por 6/1 e 7/6 (6).
A primeira semifinal de simples de João Fonseca no US Open 2023
O desafio do brasileiro em busca de sua primeira final de simples de um Grand Slam será diante de Federico Cina, 14º cabeça de chave do US Open 2023. A partida é sexta-feira (8), não antes de 12h (horário de Brasília).
O confronto direto está 2 x 0 para João Fonseca. O brasileiro triunfou na Copa Davis 2022 por 6/2 e 6/3. Já neste ano, ganhou no J500 de Criciuma por 6/1 e 6/4.
??JOÃO FONSECA NA SEMI DO #USOPEN JÚNIOR!
Na raça, o jovem diamante brasileiro de 17 anos superou um dia de muitos erros (e de temperatura elevada em Nova Iorque) e venceu ??Cooper Williams por 7×6 3×6 6×3.
Finalmente a sina das quartas de Slam foi embora!
BORA, ????? pic.twitter.com/8aIr4GIOsd
— Tênis Para Além do Óbvio ? (Alemzão) (@AlemTenis) September 7, 2023