O US Open 2023 está proporcionando seus últimos momentos de tensão e grandes jogos. O último Grand Slam da temporada está na disputa da semifinal das chaves profissionais e juvenis. A saber, as decisões estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro.
Neste sentido, os tenistas juvenis estão fazendo bonito nas quadras do complexo de Flushing Meadows. Nesta sexta-feira (8), um dos atletas que entrou em quadra foi João Fonseca, o representante brasileiro na chave do US Open 2023, que após uma grande apresentação conquistou a vaga na final. Confira!
A campanha de João Fonseca no US Open 2023
O tenista está disputando sua segunda chave Juvenil do Grand Slam estadunidense, ano passado foi eliminado na primeira rodada. No US Open deste ano, João Fonseca realizou grandes jogos, com muita ofensividade e domínio do seu jogo.
Nas quadras de Flushing Meadows, Fonseca marca presença na disputa das chaves de simples e duplas. No individual, o brasileiro é o 7º cabeça de chave torneio e já eliminou: Mees Rottgering, por 6/3 e 6/4, Patrick Schoen, por 6/3, 6/2, Fabio De Michele, por 6/3 e 6/4 e Cooper Williams, 3º cabeça de chave, por 2 x 1, com parciais de 7/6 (8), 3/6 e 6/3.
Tem coragem? Tem!
Tem coração pra jogar? Tem!
Tem juízo? Nem um pouco! https://t.co/bXQ9mGdqRz— Tênis Para Além do Óbvio ? (Alemzão) (@AlemTenis) September 9, 2023
Jogo tem paralisações pela chuva e João Fonseca
Nesta sexta-feira, o 7º cabeça de chave do US Open 2023 manteve a forma que vem jogando durante a semana. O desafio na semifinal de simples foi diante de Federico Cina, 14º cabeça de chave, o italiano foi responsável pela eliminação de Yaroslav Demin, o favorito ao troféu. João Fonseca se portou muito bem nos momentos importantes da disputa, assim aproveitou todas as oportunidades que criou e triunfou por 2 x 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, em 2h30 de batalha.
A partida foi marcada pelo equilíbrio e as paralisações por causa da chuva nos dois sets finais. A primeira parcial começou com os tenistas trocando quebras de saques, 2 x 2. Logo depois, no 7º game, João Fonseca fez dois winners seguidos para vencer o saque de Cina e fazer 4 x 3. Após isso os dois tenistas confirmaram seus serviços e o brasileiro fechou o set em 6/4.
O roteiro da segunda parcial foi idêntico ao da primeira: Cina iniciou com tudo, quebrou o serviço de Fonseca, e abriu 3 x 0. Quando o brasileiro confirmou seu saque a partida foi paralisada pela chuva, 1 x 3. Na volta, João Fonseca devolveu a quebra e empatou o set, 3 x 3. Mas, no 8º game, o italiano quebrou pela segunda vez e foi sacar para vencer a parcial. Cina executou muito bem a estratégia, fez dois winners e triunfou por 6/3, empatando o jogo.
No terceiro set, João Fonseca começou muito agressivo e liderava o placar por 2 x 1 quando a chuva paralisou o confronto pela segunda vez. O jogo só retornou a noite, e João Fonseca voltou com tudo, sacou muito bem nos seus serviços e confirmou todos. Além disso, jogando de forma muito agressiva pressionou o saque de Cina e conseguiu a quebra no 10º game, assim fez 6/4, fechou o set, a partida e avançou para a grande final do US Open Juvenil 2023.
??JOÃO FONSECA NA FINAL DO #USOPEN JÚNIOR!
6×4 3×6 6×4 sobre ??Federico Cina
Voltou taticamente melhor após a última paralisação, teve muita coragem (mais do que juízo) e está na final do Slam americano!
Jooooããããoooo Fonseeeeeeca!
Vaaaaamooooo ????? pic.twitter.com/RqhhmKSG5p
— Tênis Para Além do Óbvio ? (Alemzão) (@AlemTenis) September 8, 2023
A grande decisão da chave juvenil do US Open 2023
Com a grande vitória desta sexta-feira, o último obstáculo que separa João Fonseca do troféu do torneio é o vencedor do duelo entre Arthur Gea x Learner Tien. Os dois são o 15º e 11º cabeça de chave do torneio, respectivamente. Com o atraso da rodada pela chuva eles ainda vão entrar em quadra, mas sem horário definido.
O confronto direto contra Gea está 1 x 0 para o brasileiro, triunfou no J300 de Roehampton 2023 por 7/5 e 7/6 (5). Por outro lado, Fonseca perdeu a única partida contra Tien, em Roland-Garros 2023 por 2 x 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/1.
A final do US Open Juvenil 2023 também não possui horário definido, mas será neste sábado (9).Vai ser a primeira decisão de Grand Slam de João Fonseca. A saber, a última vez que o Brasil teve um representante na final foi quando Thiago Wild foi campeão, há cinco anos.
O SINNER BRASILEIRO
JOÃO FONSECA
FINALISTA pic.twitter.com/1PeMkSnUxb
— Mundo Do Tênis ? (@mundodotenispod) September 8, 2023
João Fonseca e Iliyan Radulov param nas quartas de final do US Open 2023
Como dito anteriormente, o brasileiro disputou a chave de duplas masculina juvenil do US Open 2023 ao lado do búlgaro Iliyan Radulov. Os dois foram a dupla cabeça de chave número dois do torneio.
Nas duas primeiras rodadas a parceria eliminou: Alexander Frusina/Adhithya Ganesan, por 2 x 1, com parciais de 7/6 (2), 4/6 e [10-5], e Tianhui Zhang/Yi Zhou por 6/1 e 7/6 (6). Entretanto, nas quartas de final, foram superados por Max Dahlin e Oliver Ojakaar pelo placar de 2 x 1, com parciais de 6/4, 4/6 e [10-8].