João Fonseca, com apenas 18 anos, já está marcando seu nome na história do tênis mundial. Sua estreia no Australian Open foi nada menos que histórica, ao derrotar o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 x 0, com parciais de 7-6, 6-3 e 7-6.

Em uma época de grande competitividade no tênis, essa vitória de Fonseca tem um peso imenso, não apenas para ele, mas também para o tênis do Brasil, que há algum tempo busca por uma nova estrela, desde Guga. Inclusive, sendo o brasileiro mais jovem a vencer no Australian Open.

A vitória contra um adversário tão experiente e de renome mundial não apenas chocou o circuito, mas também colocou o jovem brasileiro como uma das promessas mais brilhantes do esporte.

João Fonseca ganha elogios e rende comparações a Gustavo Kuerten, o Guga

O que mais impressiona em João Fonseca não é apenas sua técnica, mas também sua maturidade em quadra. Durante a partida contra Rublev, o jovem brasileiro mostrou uma capacidade impressionante de lidar com a pressão, algo raro em tenistas de sua idade.

O jornalista Renato Maurício Prado, do UOL, afirmou que João Fonseca é muito melhor que Guga quando o catarinense tinha 18 anos, idade atual do carioca número 113 do mundo:

Esse João Fonseca é um fenômeno. Claro que tem muitas coisas que podem eventualmente desviá-lo do melhor caminho. Eu estou batendo na madeira aqui para que isso não aconteça.

Mas esse menino… ele é muito melhor do que o Guga era na idade dele (18 anos). O Guga, na idade do João Fonseca, não fazia as coisas que o João Fonseca faz.

João Fonseca ganha elogios e projeção de topo do ranking da ATP

Embora as comparações entre Fonseca e Gustavo Kuerten sejam inevitáveis, principalmente por ambos representarem o renascimento do tênis no Brasil, o próprio Fonseca é cauteloso em relação a esses paralelismos.

Para ele, cada jogador tem sua própria trajetória e momento, e ele está focado em seguir seu próprio caminho. Contudo, a comparação com Guga é um reconhecimento da grandeza de seu talento. Renato Maurício Prado tece muitos elogios a João:

Esse menino é para ficar por muito tempo no circuito, entre os primeiros do mundo, e ganhando coisa grande, ganhando Grand Slam e tudo mais. Que fenômeno esse garoto. Dá gosto ver o João Fonseca.

João Fonseca é uma estrela em ascensão absoluta. Até os grandes já estão falando dele. Novak Djokovic, outro dia, citando promessas, fez questão de destacar o ‘Fonseca, do Brasil’.

Ele está sendo visto como realmente uma joia espetacular. E eu acho que vai nos dar muitas alegrias. Vai dar trabalho para gente grande. Alcaraz e Sinner, que são as grandes sensações do tênis atual, foram os únicos que ganharam títulos aos 18 anos, como João Fonseca.

Você ama outros esportes além de tênis? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:  
Avatar de Eric Filardi
Autor Eric Filardi

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.