João Fonseca é um jovem talento do tênis brasileiro que tem conquistado cada vez mais destaque no cenário internacional.
O carioca de apenas 18 anos vem ganhando fama com suas grandes atuações e recebendo elogios de estrelas do esporte como Novak Djokovic.
O sérvio, um dos maiores tenistas da história, já havia afirmado em 2024 que o estilo de Fonseca é muito parecido com o dele, o que representou uma grande honra para o brasileiro.
“Vi João Fonseca jogar. Ele é muito bom. Lembra meu estilo de jogo”.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Novak Djokovic volta a elogiar João Fonseca
O estilo do brasileiro vem encantando muitos especialistas e fãs de tênis. Um dos maiores da história, Djokovic teceu palavras sobre o talento de Fonseca durante o Miami Open.
Ele tem sido o assunto do circuito nos últimos meses. E com razão. Tem uma potência de jogo incrível de ambos os lados da linha de base, além de um ótimo saque. Ele é um jogador muito completo.
Claro, o que impressiona é a forma como ele bate na bola, mas ainda mais notável é como ele lida com a pressão em quadra, especialmente para alguém que não tem nenhuma experiência jogando no mais alto nível.
Em seguida, Djokovic classificou João como um superstar.
Ele é empolgante para o Brasil e para o mundo do tênis. Eu já havia dito na Austrália: para o nosso ecossistema do tênis, para o nosso esporte, é muito importante ter um futuro “superstar”, esperançosamente vindo do Brasil, um país tão grande.
João Fonseca recebe o reconhecimento de grandes lendas do tênis
Esse reconhecimento de Novak Djokovic coloca João Fonseca em evidência como uma das grandes promessas do tênis mundial.
Em um esporte onde a competição é imensa, ver um dos maiores ídolos da história do tênis apontar semelhanças em seu jogo é um grande indicativo do talento que o jovem possui.
Acabei de vê-lo pela primeira vez, literalmente 5 minutos antes de entrar nesta sala [de imprensa]. O parabenizei não só pela vitória ontem à noite, que assisti ao último set, mas também tudo o que ele tem feito nos últimos 6 a 12 meses.
Tenho acompanhado sua ascensão e simplesmente amo como ele joga os grandes pontos corajosamente. Bate muito limpo, jogador completo. O Brasil é um país enorme, super importante para o nosso esporte e ter um ótimo jogador vindo do Brasil.
Acho que eles não têm um jogador desse calibre desde Guga Kuerten. Então, são tempos de euforia para o Brasil, mas também para todo o mundo do tênis, porque um jogador tão jovem ser capaz de jogar tão bem em grandes palcos é impressionante.
Sou fã do jogo dele, assisti ele no ano passado e acho que em uma das minhas entrevistas para a ATP eu disse que “Vejo um pouco de mim no jogo dele”. Particularmente, quando eu tinha a idade dele, não tinha muito cuidado indo para as bolas, só queria mostrar do que era capaz.
Ele definitivamente tem as habilidades, e mostrou isso na última noite, em um grande palco, para ir muito longe. E o futuro é brilhante para ele, sem dúvida, se ele continuar assim.
Boris Becker e Andy Roddick também teceram elogios a João Fonseca
Antes mesmo do duelo contra Rublev, outros grandes nomes do esporte deram suas opiniões sobre João Fonseca, como Andy Roddick, ex-número 1 do mundo, que chamou o brasileiro de “Bad Ass”, afirmando que daria trabalho para grandes nomes.
Já Boris Becker foi mais além, detalhando o porquê o carioca merece destaque e ainda fez uma previsão de que Fonseca seria a grande zebra do Australian Open, o que se concretizou na estreia contra Rublev.
Vou dizer quem será a zebra do tênis masculino. Ele passou pelo qualifying. Eu sou um grande admirador de sua arte desde quando o conheci em um treino em Turim há um ano e meio. É o João Fonseca.
Eu acho ele fantástico. O jeito como ele joga, seu comportamento, simplesmente um jogador fenomenal.
Ele vai enfrentar o Rublev na 1ª rodada e o russo realmente terá que jogar o seu melhor para vencer esse jovem ambicioso brasileiro. Minha aposta de zebra é o Fonseca.
Ver essa foto no Instagram
O estilo de jogo de João Fonseca que impressiona
João Fonseca, que ocupa atualmente a 113ª posição no ranking mundial, tem se destacado por seu estilo de jogo agressivo e técnico, características que, segundo ele, fazem parte de sua essência desde a infância.
Em entrevista, Fonseca relembrou as palavras de seu treinador, que lhe dizia, desde os 11 anos, que sua principal característica seria ir para cima, sem medo de arriscar. Essa confiança em seus golpes, mesmo diante da pressão, é algo que se reflete em sua postura dentro de quadra.
Gosto de ‘meter a mão’, independente de onde a bola vai parar. Gosto de ir para cima e meu treinador já dizia que era uma característica minha.
Essa mentalidade destemida se destaca em momentos decisivos, como nos tie-breaks, onde Fonseca costuma jogar com ainda mais intensidade, mostrando sua maturidade precoce para encarar desafios em grandes torneios.
Inclusive, Fonseca deixou a ex-número 9 do mundo, a alemã Andrea Petkovic, atual repórter do Australian Open, impressionada com sua intensidade nos tie-breaks contra Andrey Rublev:
Nos tie breaks, você jogou seu melhor tênis. Qual é o seu segredo? Novamente, ele tem 18 anos, e jogou ainda melhor [contra Andrey Rublev] do que antes [no quali].
O impacto do reconhecimento de Djokovic a João Fonseca
Quando Djokovic mencionou Fonseca, o brasileiro ficou surpreso e extremamente honrado. Para ele, o comentário do número 1 do mundo foi uma grande motivação.
Quando ele falou de mim, eu fiquei: ‘Caraca, acho que eu tenho um caminho legal nesse esporte, pode ser que eu faça coisas boas’. Esse foi o primeiro elogio que eu pensei e falei: ‘Caramba, que legal’. Espero trabalhar, estar com os pés no chão e seguir fazendo coisas legais no esporte.
O futuro promissor de João Fonseca
Com 14 vitórias consecutivas e um crescente número de fãs, João Fonseca tem tudo para se tornar uma grande referência no tênis mundial.
Sua postura humilde, combinada com um estilo de jogo ousado e eficiente, faz com que ele se destaque não apenas no Brasil, mas também no cenário internacional.
O apoio de grandes nomes do esporte, como Djokovic, Becker e Roddick, certamente contribui para a confiança do jovem tenista. Sem dúvida, João Fonseca é um nome a ser observado.