Falta menos de uma semana para o início da chave principal de Wimbledon 2023, o principal torneio disputado na grama. Por enquanto somente o qualificatório começou. A saber, a chave principal vai iniciar no dia 3 de julho e a decisão está marcada para os dias 15 e 16 do mesmo mês.
Com a proximidade do início das disputas na grama sagrada, um fato que chamou a atenção foi a declaração de Petra Kvitova, bicampeã do torneio, sobre as chances de título. Confira!
Petra Kvitova visa Wimbledon
A tenista tcheca venceu na última semana o WTA 500 de Berlim. O torneio alemão é disputado sobre a grama, assim é um dos principais torneios preparatórios para Wimbledon. Kvitova foi soberana durante a semana toda e não perdeu um set sequer na campanha.
Dessa maneira, a tenista derrotou Karolina Pliskova, Nadia Podoroska, Caroline Garcia, Ekaterina Alexandrova e Donna Vekic para conquistar o seu 2º troféu do ano. Após a sua conquista em Berlim, Kvitova se declarou a grama e citou boas recordações de Wimbledon.
Ganhar um título é uma sensação magnífica, ainda mais na grama, a minha superfície favorita. Lembro-me perfeitamente como há 12 anos ganhei em Wimbledon, é incrível como o tempo passa.”
Além disso, a tenista contou como se sentia e a experiência adquirida em relação aos últimos anos de sua carreira profissional. Para contextualizar, em uma tentativa de assalto, em 2017, Kvitova foi esfaqueada na sua mão esquerda e quase não pode jogar mais.
Muitas coisas na minha vida mudaram, passei por momentos realmente difíceis e houve momentos em que duvidei se ia voltar a jogar tênis. Mas o que me permitiu continuar aqui foi o meu amor pelo tênis. Ainda estou motivada para fazer coisas importantes e a idade me dá a experiência necessária.”
The 31st means just as much as the first. Thank you all for believing in me and staying with me on this journey. Berlin, you were as beautiful as your grass courts ?❤️?@bett1open pic.twitter.com/rJSEesVflk
— Petra Kvitova (@Petra_Kvitova) June 25, 2023
Petra Kvitova comenta chances em Wimbledon 2023
A tcheca é a atual 9ª colocada do ranking da WTA. Acabou de conquistar um troféu na grama, seu piso favorito, e é bicampeã de Wimbledon, conquistados em 2011 e 2014. Desse modo, apenas esses fatos já seriam suficientes para colocá-la como uma das favoritas ao título.
Porém, Kvitova não acredita que seja uma das maiores postulantes ao troféu de Wimbledon 2023:
Não me sinto candidata porque num Grand Slam tudo é muito diferente. Há muita pressão e as melhores do mundo dão o seu melhor. Quero desfrutar da experiência e sei que mostrar o meu melhor tênis tudo pode acontecer. Esta semana foi muito importante para a minha confiança e acho que pode haver algumas surpresas para as maiores favoritas no torneio.”
A special message from our champion @Petra_Kvitova to you ❤️?#wtatour #wta #berlin #tennis #kvitova @WTA pic.twitter.com/wB0vNHk10F
— bett1open presented by ecotrans Group (@bett1open) June 25, 2023
A relação de Wimbledon e Petra Kvitova
Como dito anteriormente, a tenista é bicampeã na grama sagrada londrina. Kvitova conquistou Wimbledon com grandes campanhas em 2011 e 2014. Além disso, já chegou na semifinal e duas quartas de final do campeonato.
Sendo assim, no seu primeiro título, a tcheca perde apenas dois sets durante toda a disputa. As primeiras quatro rivais foram derrotadas com grande domínio: Alexa Glatch, por duplo 6/2; Anne Keothavong, por 6/2 e 6/1; Roberta Vinci, por duplo 6/3 e Yanina Wickmayer, por 6/0 e 6/2.
Petra Kvitova encontrou as primeiras dificuldades nas quartas de final e semifinal. Desse modo, triunfou por 2 x 1 nas duas partidas. Contra Tsvetana Pironkova, com parciais de 6/3, 6/7 (5) e 6/2. Logo depois, Victoria Azarenka, por 6/1, 3/6 e 6/2. N grande final derrotou Maria Sharapova por 6/3 e 6/4.
Em seu segundo título de Wimbledon, em 2014, Kvitova perdeu apenas um set, assim foi novamente soberana. A tcheca eliminou Andrea Hlaváčková, por 6/3 e 6/0; Mona Barthel, por 6/2 e 6/0. Nas quartas de final derrotou Venus Williams por 2 x 1, com parciais de 5/7, 7/6 (2) e 7/5. Em seguida, derrotou Shuai Peng por 6/3 e 6/2.
Nas quartas de final ganhou de Barbora Strýcová por 6/1 7/5. Na semifinal derrotou Lucie Safarova por 7/6 (6) 6/1. Já na final triunfou sobre Eugenie Bouchard por 6/3 e 6/0. Por fim, em 2023, Petra Kvitova vai buscar seu terceiro título. A tcheca vai ser a 9ª cabeça de chave do torneio, porém, ainda não conhece suas possíveis rivais de Wimbledon 2023.