Desde a campanha histórica de Luisa Stefani e Laura Pigossi que deu a medalha de bronze na dupla de tênis da Olímpiada de Tóquio em 2021 o Brasil voltou ao cenário esportivo. A saber, foi a primeira medalha da categoria para o país na história do evento.

Já pensando na próxima edição Olímpica, em Paris 2024, as pessoas já cogitam a formação da parceria que vai defender o Brasil no torneio. As duas melhores tenistas brasileiras no momento são Luisa Stefani e Bia Haddad Maia, as duas estão no top 20 do ranking de duplas da WTA.

Sendo assim, muitas pessoas pedem para elas jogarem juntas. Em coletiva de imprensa, Stefani falou sobre o assunto e abriu a quadra sobre a formação de parceria com Bia Haddad para a disputa da Olímpiada de Paris 2024. Confira!

Luisa Stefani e o retrospecto na Olímpiada e no Pan-Americano

A tenista paulista disputou pela primeira vez na carreira os dois principais torneios poliesportivos entre seleções: o Pan-Americano e a Olímpiada, em 2019 e 2021, respectivamente. O resultado foi a medalha de bronze da chave de duplas nas duas competições.

No Pan de Lima, Luisa Stefani jogou ao lado de Carolina Meligeni e conquistaram o 3º lugar ao vencer Alexa Guarachi e Daniela Seguel, do Chile. A vitória na disputa pelo bronze foi de virada por 2 x 1, com parciais de 2/6, 7/5 e [11-9].

Já na Olímpiada de Tóquio, Stefani formou dupla com Laura Pigossi e conquistaram a medalha de bronze ao derrotar a dupla russa de Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, também de virada por 2 x 1, com parciais de 4/6, 6/4 e [11-9].

Luísa Stefani fala da dupla BiaLu em Paris 2024

A tenista paulista está com a seleção brasileira que vai disputar o Pan de Santiago, no Chile, entre os dias 23 e 29 de outubro. Desse modo, quando se tem coletiva de imprensa, sempre se perguntam sobre a formação para a próxima Olímpiada, já que o Pan-Americano classifica para o principal evento poliesportivo do mundo.

Luisa Stefani rapidamente mostrou-se contente em formar parceria com a amiga de longa data, assim entregou que não jogaram juntas este ano por causa do calendário. A saber, a Olímpiada de 2024 vai ser disputa no complexo de Roland-Garros, no saibro.

Já tentamos jogar juntas esse ano, mas ficou difícil no calendário. Quando uma podia, a outra não podia. Acabou ficando para o ano que vem. Como vai ser mais próximo das Olimpíadas, com certeza a gente vai tentar encaixar”.

O Legado esportivo da geração de Luisa Stefani

Pelos grande resultados alcançados por Luisa, Bia Haddad, Laura Pigossi, Carolina Meligeni, Ingrid Martins, entre outras atletas, o assunto legado para o futuro sempre é repercutido. A atualmente, o Brasil possui Bia no top 30 do ranking da WTA em simples e duplas, Já Stefani está top 10 e Ingrid no top 50 de duplas.

Sobre isso, Luisa Stefani ficou feliz em externa e objetivar ser a inspiração e o legado que a atual geração feminina do tênis pode deixar para o futuro. A tenista afirmou que o momento tem que ser aproveitado e sabe da sua representatividade para o cenário:

Nós, mulheres, sempre falamos sobre a importância dos nossos resultados. Eu e Lau trouxemos uma maior visibilidade e a Bia tem conseguido resultados incríveis. Trazer mais atenção para o esporte é super importante. Temos três meninas no top 100, então esse momento é muito bom.

Somos uma geração forte e atenciosa na questão do tênis como um todo, sobre a nossa representatividade. Cada uma tem sua própria história, sua maneira de lidar com a equipe, mas todas somos muito focadas no processo. Que a gente possa ajudar a transformar as próximas gerações, porque daqui a um tempo teremos que passar o bastão”.