O Tênis brasileiro vem ganhando destaque nas quadras ao redor do Mundo, e uma das estrelas do momento é a tenista Luisa Stefani! 

Luisa Veras Stefani nasceu na Capital São Paulo em 9 de agosto de 1997, é considerada a primeira mulher brasileira, na Era Aberta, a entrar no Top 10 do ranking mundial de duplas da WTA (Associação Feminina de Tênis). 

Como uma grande duplista, coleciona 6 títulos WTA, dois deles em  WTA 1000, (Toronto 2021 e Guadalajara 2022). Uma medalha de bronze em Tóquio 2020 ao lado de Laura Pigossi, senda a primeira premiação da história do tênis brasileiro em Jogos Olímpicos. E um Grand Slam conquistado em duplas Mistas no Australian Open 2023, ao lado do compatriota Rafael Matos. 

| Um início de carreira um tanto quanto diferente 

Seu relacionamento com a raquete começou aos 10 anos de idade, quando passou a treinar semanalmente acompanhada do irmão. Ambos logo se destacaram no Tênis e por volta de dois anos depois, passaram a disputar torneios da Federação Paulista. 

Aos 14 anos de idade, em decorrência de planos familiares, Luisa se mudou para os Estados Unidos e mesmo treinando em solo norte-americano, a tenista seguiu marcando presença em competições no Brasil como, o torneio paulista e o campeonato brasileiro de tênis. E foi durante seu período universitário, na época estudava na Pepperdine University, localizada em Malibu nos Estados Unidos, que a mesma passou a se destacar no esporte, chegando a alcançar a 2ª colocação no ranking da  Intercollegiate Tennis Association (ITA). 

Stefani Começou a disputar profissionalmente em 2015, com 18 anos, no circuito feminino de torneios organizados pela ITF (Federação Internacional de Tênis), que funciona como um segundo nível do circuito profissional do tênis. E foi em meio a estes torneios, que construiu sua primeira fase como tenista profissional até 2019, quando passou a seguir rumo as disputas dos principais torneios pela WTA. 

Luisa Stefani e uma carreira promissora no Tênis

Seus resultados foram tão expressivos que, em abril de 2021, a paulista atingiu o 26° lugar em duplas, tornando assim, a melhor colocação de uma tenista brasileira no ranking da WTA, até aquela época. Mas não parou por aí, meses depois, em 1 de novembro, alcançou o 9º lugar na lista (seu melhor ranking em simples é 431, atingido em 20 de maio de 2019).

Nas Olimpíadas de Tóquio (Japão), Luisa e Laura Pigossi fizeram história garantindo o bronze e levando o tênis brasileiro pela primeira vez a um pódio olímpico. 

| Resultados pós lesão 

Na temporada passada (2022), a atual 34° do ranking de duplas na WTA, voltou a competir em setembro, após ficar afastada das quadras por conta de uma grave lesão por um ano, e mesmo não jogando seu melhor Tênis, conquistou dois troféus entre quatro torneios disputados (Chennai e Guadalajara), um resultado surpreendente levando em consideração as circunstâncias físicas da atleta. 

| Os feitos inéditos de Luisa Stefani não param! 

Em 25 de janeiro de 2023, a tenista chegou a sua primeira Final em um Grand Slam e, ao lado do compatriota Rafael Matos, conquistaram feito histórico vencendo o Australian Open em duplas Mistas, com parciais 6×2, 6×4, contra a dupla experiente indiana composta por Rohan Bopanna e Sania Mirza. Tornando-se assim, a primeira dupla 100% brasileira na história do esporte a levantar uma taça de Grand Slam. 

Será este só um gostinho do que vem pela frente? Ficamos atentos e com os dedos cruzados torcendo pela evolução e conquistas do nosso Tênis brasileiro!! 

Fique por dentro de todos os detalhes do seu esporte preferido, aqui, na Esportelandia!!

 

Imagem destaque: Divulgação/Esportelandia

Fabrizia Dalafiori

Fabrizia Dalafiori é estudante de Jornalismo apaixonada por esporte e educação, acredita que uma boa comunicação e informações precisas mudam histórias.