A chave feminina de duplas do US Open 2023 está pegando fogo na sua segunda semana de disputa. Com toda adrenalina e bons jogos que prometeu, o último Grand Slam da temporada está na fase de quartas de final. A saber, as tão sonhadas finais estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro. 

Neste sentido, a torcida brasileira possui grande motivo para comemorar muito, visto que 50% do caminho para termos uma semifinal brasileira já ocorreu. Nesta terça-feira (5), Luísa Stefani e sua parceira Jennifer Brady foram a primeira parceria a avançar para à semifinal do US Open 2023. Confira!

Luísa Stefani e a chave feminina de duplas do US Open 2023

O torneio de duplas feminino ficou do US Open prometeu muita emoção após o sorteio da chave, já que a distribuição das parcerias fixas e formações pontuais foi bem feita. Dessa maneira, contando com grandes jogos e surpresas o campeonato já possui duas duplas na semifinal e vai definir as outras nesta quarta-feira (6).

Uma das duplas na penúltima fase do US Open 2023 é a de Luísa Stefani e Jennifer Brady. A parceria está jogando muito bem e crescendo nos momentos chaves dos jogos. Assim, para chegar na semifinal, eliminaram as duplas de: Anastasia Pavlyuchenkova/Anna Kalinskaya, Liudmila Samsonova/Veronika Kudermetova, Arantxa Rus/Tatjana Maria e Magda Linette/Bernarda Pera.

Stefani e Brady se sobressaem no 3º set

Após bons resultados com parceiras diferentes durante a temporada, Luísa Stefani formou dupla para o US Open 2023 com Jennifer Brady, tenista estadunidense. Nas quartas de final, as duas derrotaram Magda Linette e Bernarda Pera por 2 x 1, com parciais de 7/6 (1), 3/6 e 6/3, em quase 2h10 de partida.

O jogo foi marcado pelas alternâncias de domínio das duplas durante o jogo. A primeira parcial teve uma quebra de saque para cada lado, assim foi necessário o tie-break. No desempate, Luísa Stefani e Jennifer Brady cresceram muito e ganharam sem dificuldades, após alguns erros da dupla rival. As duas iniciaram abrindo 2 x 0, mas depois de perderem um ponto, Stefani/Brady anotaram cinco seguidos e fecharam o game desempate em 7 x 1 e saíram na frente.

No segundo set, Linette/Pera começaram com tudo, quebraram o saque adversário e abriram 3 x 0. A dupla de Luísa Stefani até fez uma leve reação depois de devolver uma quebra, 3 x 4, porém sofreram outra e perderam a parcial por 3 x 6. Desse modo, a partida ficou empatada e precisou do terceiro set.

Na parcial decisiva, as duas duplas iniciaram quebrando as rivais sem deixá-las pontuarem, 1 x 1. Em seguida, Luísa Stefani e Jennifer Brady subiram o nível e quebraram Linette/Pera mais uma vez e abriram 4 x 1. A partir daí todos os serviços foram confirmados, a parcial terminou 6/3 para Stefani/Brady, e o jogo 2 x 1. Dessa maneira, as duas avançaram para a semifinal do US Open 2023.

As outras quartas de final de duplas do US Open 2023

Os confrontos da rodada são divididos em dois por dia. Sendo assim, nesta quarta-feira (6) serão conhecidas as últimas duas duplas semifinalistas. Além do jogo de Stefani/Brady, nesta terça-feira (5), Gabriela Dabrowski/Erin Routliffe, a 16ª dupla cabeça de chave, derrotaram Leylah-Annie Fernandez/Taylor Townsend, 6ª dupla melhor rankeada, por 2 x 1, com parciais de 2/6, 6/3 e 7/6 (8). 

Dessa maneira, as duas vagas na semifinais de duplas femininas do US Open 2023 saem dos seguintes confrontos: Laura Siegemund/Vera Zvonareva, 12ª cabeça de chave, x Bia Haddad Maia/Victoria Azarenka, e de Cori Gauff/Jessica Pegula x Su-wei Hsieh/Xinyu Wang, 3ª e 8ª cabeças de chave respectivamente.

A semifinal de Luísa Stefani no US Open 2023

Com o triunfo, Luísa Stefani e Jennifer Brady estão entre as quatro melhores duplas do último US Open 2023. A saber, é a segunda vez que a brasileira chega nesta rodada do último Grand Slam do ano. Com o resultado desta edição, a brasileira está voltando para o top 10 do ranking de duplas da WTA.

Na última vez em que disputou a semifinal, em 2021, Luísa Stefani sofreu uma grave lesão no joelho que a deixou afastada um ano das quadras. Já a estadunidense chega pela primeira vez em uma semifinal do US Open.

O duelo em busca da final do Grand Slam vai ser contra a vencedora do jogo entre Laura Siegemund/Vera Zvonareva e Bia Haddad Maia/Victoria Azarenka. As duplas se enfrentam nesta quarta-feira (6), na Louis Armstrong Stadium, às12h (horário de Brasília).