Neste domingo (25), chegou ao fim o WTA 500 de Berlim. O torneio é disputado na grama e é uma das principais disputas preparatórias para Wimbledon. A saber, o Grand Slam londrino começa no dia 3 de julho.

A torcida brasileira possui motivo para comemorar muito, visto que a boa fase do tenis brasileiro segue. Neste sentido, Luísa Stefani conquistou o título de duplas, jogando ao lado e Caroline Garcia, do WTA 500 de Berlim. As duas fizeram uma grande exibição. Confira!

O WTA 500 de Berlim de Luísa Stefani e Caroline Garcia

As duas jogaram juntas pela primeira e já estrearam muito bem. Com um jogo de altíssimo nível e sem perder sets, a brasileira e Garcia chegaram na final do torneio alemão. Ao longo do torneio, Stefani e a francesa conseguiram 13 quebras de serviço rival, por outro lado foram quebradas apenas três vezes.

Dessa maneira, a dupla iniciou a trajetória em Berlim nas oitavas de final. Em sua primeira partida, a dupla derrotou Ekaterina Alexandrova/Zhaoxuan Yang por 7/5 e 6/2. Logo depois, eliminaram Kimberley Zimmermann/Yana Sizikova por duplo 6/2. Na semifinal venceram Ellen Perez/Nicole Melichar-Martinez, a principal dupla cabeça de chave do WTA 500 de Berlim, por duplo 6/4. Assim, alcançaram a grande decisão do torneio.

Com emoção e salvando match-points Luísa Stefani é campeã

Na final de Berlim, Luísa Stefani e Caroline Garcia enfrentaram Kateřina Siniaková, líder do ranking de duplas da WTA, e Markéta Vondroušová. A partida foi equilibrada do início ao fim, assim Stefani e Garcia triunfaram por 2 x 1, com parciais de 4/6, 7/6 (8) e [10-4], em 1h40 de jogo.

Na primeira parcial, as duas duplas confirmaram seus serviços o até o 6º game. Adiante, Siniaková e Vondrousová conseguiram a única quebra do set inicial e fizeram 4/3. Em seguida, as duas duplas confirmaram os seus saques e as tchecas ganharam por 6/4.

O segundo set só foi resolvido no tie-break, e com muita emoção. Stefani e Garcia iniciaram bem e abriram 4 x 1. Porém, Siniaková e Vondrousová reagiram e viraram para 6 x 5, chagando ao primeiro match-point. Mas, a dupla franco-brasileira conquistou o ponto e se manteve viva. Logo depois, Stefani e Garcia venceram três pontos seguidos e triunfaram por 10 x 8. Desse modo levaram a partida para o match-tiebreak.

Na parcial decisiva, o equilíbrio se manteve até o 4 x 4. Logo depois, Luísa Stefani e Caroline Garcia fizeram seis pontos seguidos, assim triunfaram por 10 x 4. Dessa maneira, a brasileira conquistou o seu primeiro troféu de WTA na grama. Além disso, vai retornar para o top 15 do ranking de duplas.

Os próximos passos de Luísa Stefani

Após a conquista do WTA de Berlim, a brasileira segue sua preparação para a disputa de Wimbledon 2023. Para isso, a partir de terça-feira (27), Stefani vai disputa o WTA 500 de Eastbourne. A saber, a brasileira formará dupla com a chinesa Zhaoxuan Yang, as duas vão estrear contra a parceria de Harriet Dart e Heather Watson. 

Por outro lado, na disputa de Wimbledon 2023, Luísa Stefani voltará a jogar ao lado de Caroline Garcia. Assim, a dupla vai buscar a primeira conquista na grama sagrada de Wimbledon.