Neste domingo (25), a segunda semana da gira de grama da ATP chegou ao fim. Desse modo, ocorreram as finais do ATP 500 de Halle. O torneio é uma das principais disputas preparatórias para Wimbledon. A saber, o Grand Slam londrino começa no dia 3 de julho.

O tênis brasileiro fez festa dupla neste domingo, após o título de Luísa Stefani, Marcelo Melo também fechou a semana com chave de ouro. Confira!

A campanha de Marcelo Melo no ATP 500 de Halle

O brasileiro está fazendo parceria com o australiano John Peers. Sendo assim, a dupla conquistou o primeiro troféu juntos. Por outro lado, é o 11º título de ATP 500 de Marcelo Melo na carreira. Com um jogo bastante equilibrado e sempre crescendo nos momentos chaves, Melo e Peers ganharam o torneio alemão. Essa foi a 3ª vez que o brasileiro venceu o ATP 500 de Halle, Peers triunfou pela primeira vez.

Os parceiros começaram a trajetória na Alemanha virando as duas primeiras partidas disputadas. Desse modo, no primeiro jogo, a dupla derrotou Sander Gillé/Joran Vliegen, 3ª dupla cabeça de chave, por 6/7 (3), 6/3 e [10-6]. Logo depois, eliminaram Rafael Matos/Nicolas Jarry por 2/6, 6/3 e [10-5]. Na semifinal venceram Jan-Lennard Struff/Oscar Otte por 7/6 (5) e 7/6 (4). Assim, alcançaram a grande final ATP 500 de Halle.

No detalhe Marcelo Melo e John Peers conquistam Halle

Na grande decisão de Halle, brasileiro e o australiano confrontaram Simone Bolelli e Andrea Vavassori. O jogo foi definido somente no detalhe do match-tiebreak, assim Melo e Peers venceram por 2 x 1, com parciais de 7/6, (3), 3/6 e [10-6], em 1h34 de partida.

O primeiro set foi para o tie-break após as duas duplas confirmaram todos seus serviços. No desempate, Melo e Peers foram muito sólidos, assim fizeram todos os pontos em que sacaram. Além disso, anotaram dois pontos no saque de Bolelli e Vavassori, e ganharam por 7 x 3 e saíram na frente.

Na segunda parcial, a dupla italiana iniciou com tudo e abriram 3 x 0 com uma quebra no 2º game. Posteriormente, administraram a vantagem e empataram a partida após triunfarem por 6/3.

No match-tiebreak, Marcelo Melo e John Peers se sobressaíram. Dessa maneira, os dois abriram 4 x 1, após fazerem três pontos quando sacaram e um no dos rivais. Em seguida, Melo e Peers mantiveram o ritmo e fizeram 9 x 4, conquistando cinco match-points. Os italianos sacaram e salvaram os dois primeiros, mas na primeira chance sacando a dupla do brasileiro anotou o ponto e confirmou a vitória por 10 x 6.

A próxima parada de Marcelo Melo e John Peers

Após a conquista do ATP 500 de Halle, a parceria do brasileiro e do australiano seguem a preparação rumo a disputa de Wimbledon 2023. Assim, Melo e Peers vão disputar o ATP 250 de Mallorca. Os dois vão estrear contra a parceria de Máximo González/Andrés Molteni, a 3ª dupla cabeça de chave no torneio espanhol.

Assim também, a dupla vai se manter para a disputa de Wimbledon 2023. A saber,  Marcelo Melo busca o segundo troféu na grama sagrada inglesa, ganhou com Lukasz Kubot em 2017, já John Peers busca o primeiro caneco de Grand Slam da carreira.