A ucraniana Marta Kostyuk venceu seu primeiro título de WTA no torneio ATX Open. No entanto, uma cena que marcou o evento foi a esnobada da ucraniana, para cima da adversária Varvara Gracheva no pós-jogo. Kostyuk explicou o motivo. Confira mais a seguir.

Marta Kostyuk vence primeiro título de WTA

Estando na posição em que estou agora, é extremamente especial conquistar este título.

Quero dedicar este título para a Ucrânia e para todas as pessoas que estão lutando e morrendo agora. — disse a campeã do ATX Open após receber prêmio do torneio e microfone para agradecimentos.

Esta é a terceira campeã inédita no circuito WTA neste ano de 2023. A ucraniana sagrou-se campeã do ATX Open, tendo apenas 20 anos. Um grande duelo realizado por Marta Kostyuk e Varvara Gracheva. Placar de dois sets a zero (6–3 e 7–5) para a jovem de 20 anos contra outra novata, aos 22 anos.

Longe de conseguir esconder a emoção de conquistar seu primeiro título relevante, Marta Kostyuk aproveitou o espaço para dedicar a vitória ao seu país natal, a Ucrânia.

Bom lembrar que a Ucrânia não vive seus melhores dias desde que a Rússia iniciou ataques ao país no ano passado. Ainda em protesto, a comunidade do tênis entre todas as modalidades e afins, a guerra continua e Marta é mais uma que tenta contribuir com as mensagens de paz para seu país.

Ambas novatas no jogo, realizaram uma partida pelo título ao nível de WTA pela primeira vez. Destaques da partida ficaram para 13 quebras de saques, sendo oito para a ucraniana. Ademais, ocorreram 14 faltas duplas.

Não pontuaram tanto em saques, nesse sentido, a russa Varvara Gracheva foi a única que pontuou via ace na partida, sendo apenas dois durante todo o jogo.

Marta Kostyuk esnoba Varvara Gracheva

Obviamente é um momento muito especial. — disse Kostyuk após conquista.

De fato, a jovem ucraniana apenas começou sua carreira, mas atualmente vive seu melhor momento. Após uma hora e meia, Kostyuk pôde soltar o grito de campeã e sentir o que os campeões são viciados em viver.

Com a atualização do ranking nesta última segunda-feira (6), a ucraniana Marta Kostyuk alcançou sua melhor posição na carreira até aqui com a 40ª colocação. No entanto, uma cena que ficou marcada foi que Marta não cumprimentou Varvara Gracheva após a partida.

Enfim, um ritual comum no esporte, mas que a ucraniana se recusou devido às diferenças entre Ucrânia e Rússia. Como dito, a jovem de 22 anos, Gracheva, é russa e Marta Kostyuk se recusa publicamente a cumprimentar russos, bielorrussos e todos que apoiam os ataque contra seu povo.

+ confira também: Visto negado! Novak Djokovic não joga o Indian Wells

Foto destaque: Divulgação/Austin American-Statesman

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.