É oficial, Rafael Nadal está fora do top 100 do ranking da ATP pela primeira vez desde 2003. Na última atualização da classificação, o espanhol apareceu na 136ª posição.

Neste sentido, muita coisa mudou no mundo esportivo nesses últimos 20 anos. Você recorda como as coisas estavam na época? Venha relembrar alguns fatos curiosos com a gente!

Como era o ranking masculino do tênis em 2003

Na temporada de 2003 o espanhol estava dando seus primeiros passos no ranking da ATP. Assim, em abril daquele ano, Rafael Nadal entrou pela primeira entre os 100 melhores classificados do circuito profissional. Para ser mais exato, o Touro Miura apareceu na 96º colocação no dia 21.

Para contextualizar, o líder do ranking era Lleyton Hewitt. Logo depois, no top cinco, apareciam Andre Agassi, Juan Carlos Ferrero, Carlos Moyá e Roger Federer. Os melhores brasileiros eram Gustavo Kuerten, Flávio Saretta e André Sá, na 15º, 78º e  79º posição respectivamente.

Os Grand Slam de 2003

Antes de Nadal aparecer entre os 100 melhores naquele ano, apenas o Australian Open tinha sido disputado. Dessa maneira, em 2003, Serena Williams ganhou o seu primeiro de seis títulos em solo australiano. Já na chave masculina de simples, Agassi levantava seu terceiro e último troféu do torneio.

Por outro lado, em Roland-Garros, Juan Carlos Ferrero e Justine Henin conquistavam seus primeiros canecos. Em Wimbledon, Roger Federer e Serena Williams conquistaram o título na grama sagrada. No último Grand Slam do ano, o US Open, Andy Roddick e Justine Henin triunfaram.

Os demais esportes

Futebol

O mundo do esporte mais popular do Brasil ferveu no ano de 2003. Sendo assim, em território nacional, o Cruzeiro iniciava a sua arrancada rumo ao título do Campeonato Brasileiro de 2003. A saber, o time celeste conquistou o torneio com 100 pontos e 102 gols marcados. Além disso, ganhou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, erguendo a tríplice coroa.

Entre os campes dos campeonatos nacionais pelo mundo os destaques são: Valência, La Liga, Arsenal, Premier League. A saber, os gunners conquistaram o torneio de forma invicta. Já nos torneios continentais: Milan conquistou a Liga dos campeões, e o Boca Juniors levantou o troféu da Libertadores. Por fim, a Alemanha foi a campeã da Copa do Mundo Feminina de Futebol.

Outro tópico curioso do mundo futebolístico de 2003 foram os estádios inaugurados. Entre os famosos estão: o Estádio Diego Armando Maradona, do Argentinos Juniors, Ciudad La Plata, do Estudiantes, Estádio da Luz, Benfica, e o José Alvalade, Sporting. Porém, nenhum deles foi inaugurado antes de abril.

Golfe, MLB, NBA, NFL e NHL

Quando Nadal estava fora do top 100 da ATP, os torneios esportivos estadunidenses tiveram vários campeões. Dessa maneira, no golfe Tiger Woods e Vijay Singh foram os destaques, cada um com 4 conquista na PGA Tour de 2003. No basquete, o San Antonio Spurs, treinado por Gregg Popovich, conquistou o troféu. Na final venceram o New Jersey Nets por 4 a 2.

Já no Super Bowl 37, o Tampa Bay Buccaneers conquistou o título máximo do futebol americano, o primeiro da franquia. Na NHL, a Liga de Hóquei no gelo, o New Jersey Devils triunfaram ao vencer Anaheim Mighty Ducks. No beisebol, o Flórida Merlins, atual Miami Merlins, foram campeões sobre o New York Yankees.

Vôlei

Em 2003 o esporte teve vários campeões em seus torneios. Dessa forma, aconteceram a Liga Mundial, Copa do Mundo, Grand Prix, além das Ligas Nacionais. Assim, como a carreira de Rafael Nadal, o ano brasileiro foi bom.

Assim, nas disputas entre seleções, o Brasil obteve bons aproveitamentos. Dessa maneira, a equipe verde e amarela foi campeã da Copa do Mundo de Vôlei masculino, da Liga Mundial. Na modalidade feminina, o time brasileiro foi vice-campeão da Copa do Mundo, por outro lado, ficou em 8º no Grand Prix.

Nos torneios nacionais, a Superliga Masculina de Vôlei 2003, foi vencida pelo Unisul. A equipe de Santa Catarina derrotou o Ulbra por 3 x 0 na série decisiva. Já na Superliga Feminina, o Osasco sagrou-se campeão após vencer o Minas.

Basquete

No mundo esportivo da bola laranja, o Brasil participou da disputada da Copa América de Basquete Masculino, do Pan-Americano Feminino. Além disso, ocorreram as Ligas Nacionais.

Na Copa América, a equipe brasileira ficou com a 7ª colocação, com três vitórias e cinco derrotas. Já no Pan-Americano, a seleção feminina ficou no 3º lugar, a campanha foi de cinco triunfos e duas derrotas.

Por fim, nas Ligas Nacionais, os campeões foram o Rio Preto, no masculino, e o Americana, no feminino. As séries eram disputadas em melhor de cinco partidas. Desse modo, o Rio Preto derrotou o Uberlândia por 3 x 1. Já o Americana fez 3 x 2 na disputa com o Ourinhos.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.