O torneio de tênis mais antigo do mundo, Wimbledon, informou hoje (20) que os tenistas bielorrussos e russos estão proibidos de disputar Wimbledon.
Statement regarding Russian and Belarusian individuals at The Championships 2022.
— Wimbledon (@Wimbledon) April 20, 2022
Bielorrussos e russos estão proibidos de disputar Wimbledon
Antes de tudo, o torneio tomou essa decisão devido a guerra que a Rússia deu inicio há quase dois meses atrás com a Ucrânia. Até o momento, Wimbledon é o único torneio a barrar atletas dos dois países, para a competição.
Dessa forma, o número dois do mundo, Danill Medvedev, não participará do torneio inglês. Fica de fora também, Andrey Rublev o oitavo no ranking e Anastasia Pavlyuchenkova, número 15 no ranking do WTA.
Do mesmo modo, estão fora de Wimbledon também: Karen Khachanov (26º) e Aslan Karatsev (30º), Daria Kasatkina (26ª), Aryna Sabalenka (4ª) e Victoria Azarenka (16ª).
Apesar disso, até agora, os demais campeonatos do ATP e WTA não foram contra a participação dos atletas russo e bielorrussos. Entretanto, os mesmos participam com bandeira branca.
Confira aqui o comunicado completo de Wimbledon
REAÇÃO RUSSA
Como resultado, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, falou que “é inadmissível voltar a transformar atletas em reféns de intrigas e preconceitos políticos” . Da mesma forma, também comentou o impacto que isso gera para o tênis:
Levando em consideração que a Rússia é um país muito forte no tênis e que nossos atletas figuram na parte mais alta dos rankings mundiais, a exclusão deles terá um impacto na própria competição”, completou Peskov.
O Grand Slam de Wimbledon inicia em 27 de junho.