O sérvio perderá novamente as competições dos Masters nos Estados Unidos. Sua decisão por não se vacinar contra a Covid-19 continua perseguindo o número um no ranking da ATP.
Com seu entrada vetada, Novak Djokovic desiste do torneio e não viaja para os Estados Unidos. Confira mais a seguir.
Visto negado! Novak Djokovic não joga o Indian Wells
Tudo está atualmente em processo. Tenho muita vontade de estar lá. Sou muito grato as autoridades e à comunidade do torneio de Indian Wells e Miami Open.
Fico feliz por todo seu apoio público e por eles me desejarem em seus torneios. — disse Novak no mês passado.
Djokovic realizou uma solicitação de isenção. Um pedido especial para competir no Indian Wells e Miami Open, competições que acontecem deste início de março até começo de abril.
Fato é que a tentativa não foi bem sucedida e o sérvio havia comunicado que caso não recebesse o aval das autoridades estadunidenses, o próprio desistiria antes da realização do sorteio para as competições.
Segundo a Associated Press, poucas horas antes de o sorteio da competição ser divulgado, Novak Djokovic se retirou do BNP Paribas Open 2023. Apesar de as restrições de pandemia estarem menos restritas em outros países, os Estados Unidos segue com os mesmos protocolos de circulação no país até segunda ordem.
Dentro disso, o país dá um recado bem claro que, enquanto não ver segurança ou motivo para atualizações, não haverão regalias para turistas, nem mesmo se esse estrangeiro for Novak Djokovic.
Após apelos públicos de políticos como o senador da Flórida, Rick Scott, ou as próprias manifestações da US Open em ter o talento do melhor tenista do mundo em solo estadunidense, as atenções foram direcionadas para outra competição, a US Open.
Quando Djokovic vai voltar a jogar o US Open?
A USTA e US Open estiveram do lado do sérvio, mas o atleta foi barrado. Águas passadas, a dúvida é se o tenista número do mundo será liberado para disputar o US Open 2023. Novak é tricampeão do torneio e venceu sua última edição em 2018.
Desde que a pandemia invadiu o mundo, o atleta não disputou o Grand Slam estadunidense. Incluindo o período sem competições gerais, o sérvio está longe do torneio faz três anos, perdendo chances de aumentar suas conquistas de Grand Slams.
A esperança é que os Estados Unidos atualizem as restrições do Covid-19 antes do torneio. Bom lembrar até o campeonato começar, Djokovic era dúvida para o Australia Open 2023. Venceu a edição desse ano, mas não disputou na temporada passada o Australia Open, Indian Wells, US Open, entre outros.
Enfim, ainda há esperança de que Djokovic jogue no US Open 2023, pois as autoridades declararam oficialmente baixa nas restrições da Covid-19 para meados de abril ou maio. Se isso de fato acontecer, o sérvio terá mais um Grand Slam para brigar nesta temporada.
World No.1 Novak Djokovic has withdrawn from the 2023 BNP Paribas Open.
With his withdrawal, Nikoloz Basilashvili moves into the field.#TennisParadise pic.twitter.com/wUcBn5upc7
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) March 6, 2023
+ confira também: Novak Djokovic é considerado o maior tenista do mundo?
Foto destaque: Divulgação/Daily Express