O torneio de Roland-Garros 2023 começou com tudo. A chave principal do campeonato mais importante disputado no saibro já reservou grandes jogos e surpresas nos primeiros dias de disputa. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.

Neste sentido, um dos triunfos foi de Novak Djokovic. O sérvio, terceiro colocado no ranking da ATP,  eliminou Aleksandar Kovacevic por 3 x 0, assim avançou para a segunda rodada de Roland-Garros 2023. Porém, outro fato também chamou a atenção: a sua assinatura na lente da câmera que filmou o jogo.

Novak Djokovic esclarece mensagem

Um dos famosos ritos do mundo do tênis é a assinatura da lente que filmou o jogo pelo tenista vencedor. Dessa maneira, vez ou outra uma dessas mensagens chama atenção dos holofotes. Assim ocorreu com a mensagem anotada por Djokovic após vencer Kovacevic.

O tenistas escreveu a seguinte frase na lente: “Kosovo é o coração da Sérvia. Pare com a violência”. O gesto repercutiu pelo mundo dividindo opiniões. Então, Djokovic reforçou o seu recado:

“Isso é o mínimo que eu poderia ter feito. Sinto a responsabilidade como figura pública de dar apoio. Especialmente como filho de um homem nascido em Kosovo, sinto a necessidade de dar meu apoio a eles e à Sérvia. Não sei o que o futuro reserva para o povo sérvio e para o Kosovo, mas é necessário mostrar apoio e demonstrar unidade neste tipo de situações.”

A saber, as relações políticas entre o Kosovo e a Sérvia são tensas. Visto que, a nação Kosovar declarou sua independência em 2008, mas o país sérvio não reconhece o fato, considerando-os um território autônomo.

Desse modo, segundo a Reuters, a situação piorou no último domingo após um protesto na cidade kosovar de Zvecan. A manifestação reuniu sérvios, que tentavam impedir que um prefeito recém-eleito de etnia albanesa assumisse o cargo. O fato ocorreu depois que boicotaram as eleições que aconteceram.

Possíveis punições

Após o ocorrido foram levantadas hipóteses de punição para Novak Djokovic após a mensagem, o próprio tenista falou sobre isso após ser questionado:

“Talvez eu seja punido, mas senti a responsabilidade de dar apoio. Não me contenho, faria de novo. Lamento muito pela situação em que nos encontramos, o Kosovo é o nosso lar, a nossa fortaleza, e nossos mosteiros mais importantes estão lá.”

Porém, a Federação Francesa de Tênis, que organiza Roland-Garros, deu um parecer sobre a situação:

“Não há regras oficiais do Grand Slam sobre o que os jogadores podem ou não dizer. A FFT não fará qualquer declaração ou tomará qualquer posição sobre este assunto”, declarou a instituição.”

Novak Djokovic e Roland-Garros 2023

Com o triunfo sobre Kovacevic por 3 x 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/6 (1), Novak Djokovic avançou para a segunda rodada. Sendo assim, na busca pela vaga na terceira fase, o sérvio vai encarar Marton Fucsovics nesta quarta-feira (31), não antes de 15h (horário de Brasília). A saber, o sérvio busca o tricampeonato de Roland-Garros, já ganhou em 2015 e 2021.