Nas próximas semanas ocorre o WTA 1000 de Madrid. O torneio pertence a classe 1000, a segunda categoria mais importante do circuito de tênis, ficando atrás somente dos Grand Slams. A grande decisão está marcada para o dia 7 de maio.
A saber, a chave feminina do WTA 1000 de Madrid está muito equilibrada e cheia de grandes jogos. O campeonato feminino está na segunda rodada. Dessa maneira, já temos algumas surpresas pelo caminho.
Em Madrid a representante do Brasil na chave de simples é Beatriz Haddad Maia. A tenista foi a 13º cabeça de chave no WTA de 1000 de Madrid.
Beatriz Haddad Maia perde para Mirra Andreeva e é eliminada
A brasileira já estreou na segunda rodada do torneio por ser cabeça de chave. Por outro lado, sua adversária já havia eliminado Leylah Annie Fernandez, na primeira rodada. Além disso, a jovem promessa russa de 15 anos conquistou dois torneios recentemente e vem de 15 vitórias seguidas.
Mirra Andreeva venceu por 2 x 0, com parciais de 7/6 (6) e 6/3, em 2h11 de partida. No primeiro set a disputa só foi decidida no tie-break. O game desempate foi de reviravoltas, Haddad Maia assinalou 6 x 3 no placar, mas Andreeva fez cinco pontos seguidos e ganhou por 8 x 6. Assim, venceu o set que durou quase 1h15.
A segunda parcial foi controlada pela russa. A tenista quebrou o saque da brasileira no inicio e abriu 2 x 0. Em seguida, as duas tenistas confirmaram seus serviços e o set ficou 5 x 3 para Andreeva. Desse modo, Haddad Maia foi sacar para diminuir a diferença, mas foi novamente quebrada, assim perdeu por 6/3 e foi eliminada do WTA 1000 de Madrid.
"I can compare my game to maybe Ons Jabeur because I change the rhythm a lot, I play with topspin."
Five quick hits with 15-year-old Mirra Andreeva: https://t.co/h7aIof6WWA pic.twitter.com/q0Btfm148u
— WTA Insider (@WTA_insider) April 27, 2023
Vitória na chave de duplas do WTA 1000 de Madrid
Se a estreia da chave de simples não foi com o resultado esperado, Beatriz Haddad Maia não pode reclamar da partida de duplas. A brasileira e a sua parceira Victoria Azarenka venceram e avançaram para as oitavas de final do torneio.
Haddad Maia/Azarenka ganharam de Demi Schuurs/Desirae Krawczyk, a dupla terceira cabeça de chave, por 2 x 1, com parciais de 6/2, 3/6 e [10-7].
O jogo foi de opostos, no primeiro set a dupla da brasileira quebrou o saque das rivais duas vezes, e depois administraram o placar para fazer 6/2. Por outro lado, na parcial seguinte, o domínio trocou de lado e Schuurs/Krawczyk abriram 5 x 0, mas fecharam a parcial em 6/3. No match tie-break Haddad Maia/Azarenka anotaram três dos últimos quatro pontos disputados e venceram por 10 x 7.
BIA E AZARENKA VENCEM. O abraço aqui da Vika na parceira brasileira. Derrubaram as cabeças 3. Já virei fã de #Biarenka. @vika7 @bia_haddad_maia pic.twitter.com/QzvvfsQZZ6
— Break Point (@BreakPointBR) April 27, 2023
E agora?
Com a classificação para as oitavas de final da chave de duplas a brasileira permanece na capital espanhola. Dessa maneira, ela e Azarenka aguardam a dupla vencedora do duelo entre Laura Siegemund/Vera Zvonareva e Anna Kalinskaya/Caty McNally. O jogo acontece no sábado (29), ainda sem horário definido. Ou seja, Haddad Maia só volta a jogar no WTA 1000 de Madrid no domingo ou depois.
A Bia e a Vika conversando depois do jogo. Dava meu rim direito para ouvir essa conversa. Praticamente BFFs. pic.twitter.com/JvNyj2Ss2Q
— Break Point (@BreakPointBR) April 27, 2023