Quem é Beatriz Haddad Maia, também conhecida como Bia Haddad? A brasileira foi uma das grandes prodígios do tênis brasileiro após grande evolução. Dessa maneira, aos 27 anos, ela continua quebrando barreiras e recordes em sua carreira. Veja os detalhes de sua trajetória!
?? Believe in BEA ??
Haddad Maia defeats Alexandrova 5-7, 6-4, 7-5 to become the first Brazilian woman to reach the last 16 in Paris since Patricia Medrado in 1979.#RolandGarros pic.twitter.com/AeBBDYisj5
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 3, 2023
Bia Haddad faz melhor campanha do tênis feminino em 44 anos
A paulista alcançou as oitavas de final de Roland-Garros 2023. Com o triunfo, Bia Haddad se tornou a primeira mulher brasileira nesta fase do torneio desde 1978. A saber, naquele ano Patrícia Medrado representou o país no torneio.
Bia Haddad Maia é a melhor ranqueada do país, sendo que chegou a ser 12ª colocada do ranking da WTA. Atualmente é a 14ª, assim também é cabeça de chave em Roland-Garros. Desse modo, se tinha muita expectativa sobre a campanha da brasileira no Aberto da França. Sendo assim, Bia Haddad têm jogado muito bem e evoluído a cada partida.
Em Roland-Garros 2023, a brasileira estreou contra Tatjana Maria e triunfou por 6/0 e 6/1. Logo depois, foram duas vitórias por 2 x 1, na segunda rodada, enfrentou a revelação russa Diana Shnaider, assim ganhou com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4. Para chegar nas oitavas de final derrotou Ekaterina Alexandrova por 5/7, 6/4 e 7/5. Além disso, chegou na segunda rodada de duplas do torneio.
A emoção de Bia Haddad Maia com a vitória, sua maior em Grand Slams: pic.twitter.com/WsgiisUcxo
— Break Point (@BreakPointBR) June 3, 2023
Quem é Bia Haddad?
Beatriz Haddad Maia foi uma prodígio que virou realidade no tênis brasileiro. A brasileira alcançou o Top 20 Júnior enquanto atleta juvenil, foi 15º. Já como profissional, alcançou a melhor colocação (12ª) no ranking WTA em 2023.
No época de juvenil Bia Haddad Maia conquistou dois troféus: Copa GTC e Copa Guga Kuerten, em 2010 e 2011, respectivamente. Além disso, disputou todos os Grand Slams juvenis, chegando as oitavas de final em Roland-Garros e Wimbledon.
No tour profissional, conquistou dois títulos de WTA 250 em Nottingham e Birmingham, ambos em 2022. Assim, aos 27 anos chega pela primeira vez nas oitavas de final de um Grand Slam. Assim também, é a melhor brasileira no ranking da WTA na história. Por fim, Bia Haddad quebrou longos tabus do tênis feminino. Nas duplas possui os títulos do: WTA 1000 Madrid; WTA 250 de Sydney, Nottingham e Bogotá.
Olha esse ponto da Bia Haddad Maia.
Depois olha o placar e vê que ela jogou assim tendo match point contra.
Gigantesca!#RolandGarrosNaESPN #RolandGarrosNoSporTV https://t.co/QthIq8FRLR
— Marcela Linhares (@ma__linharess) June 3, 2023
Bia Haddad Maia agradece apoio
Em entrevista pós jogo Bia Haddad avaliou a partida e contou que ficou feliz com a sua entrega:
“Eu tentei não desistir. O jogo começou muito rápido, eu não estava no meu melhor dia. Não estava servindo, jogando da forma que eu gostaria. Mas assim é o tênis, fiquei muito feliz por não ter me entregado e terei uma nova chance amanhã.”
Além disso, agradeceu em português todo o apoio da torcida durante o jogo:
“Há muitos brasileiros aqui, obrigada à torcida. É muito especial receber este apoio de vocês, teremos uma nova oportunidade de representar nosso tênis amanhã. Estou muito feliz. Ainda terei duplas para jogar hoje.”