Quem é Beatriz Haddad Maia, também conhecida como Bia Haddad? A brasileira foi uma das grandes prodígios do tênis brasileiro após grande evolução. Dessa maneira, aos 27 anos, ela continua quebrando barreiras e recordes em sua carreira. Veja os detalhes de sua trajetória!

Bia Haddad faz melhor campanha do tênis feminino em 44 anos

A paulista alcançou as oitavas de final de Roland-Garros 2023. Com o triunfo, Bia Haddad se tornou a primeira mulher brasileira nesta fase do torneio desde 1978. A saber, naquele ano Patrícia Medrado representou o país no torneio.

Bia Haddad Maia é a melhor ranqueada do país, sendo que chegou a ser 12ª colocada do ranking da WTA. Atualmente é a 14ª, assim também é cabeça de chave em Roland-Garros. Desse modo, se tinha muita expectativa sobre a campanha da brasileira no Aberto da França. Sendo assim, Bia Haddad têm jogado muito bem e evoluído a cada partida.

Em Roland-Garros 2023, a brasileira estreou contra Tatjana Maria e triunfou por 6/0 e 6/1. Logo depois, foram duas vitórias por 2 x 1, na segunda rodada, enfrentou a revelação russa Diana Shnaider, assim ganhou com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4. Para chegar nas oitavas de final derrotou Ekaterina Alexandrova por 5/7, 6/4 e 7/5. Além disso, chegou na segunda rodada de duplas do torneio.

Quem é Bia Haddad?

Beatriz Haddad Maia foi uma prodígio que virou realidade no tênis brasileiro. A brasileira alcançou o Top 20 Júnior enquanto atleta juvenil, foi 15º. Já como profissional, alcançou a melhor colocação (12ª) no ranking WTA em 2023.

No época de juvenil Bia Haddad Maia conquistou dois troféus: Copa GTC e Copa Guga Kuerten, em 2010 e 2011, respectivamente. Além disso, disputou todos os Grand Slams juvenis, chegando as oitavas de final em Roland-Garros e Wimbledon.

No tour profissional, conquistou dois títulos de WTA 250 em Nottingham e Birmingham, ambos em 2022. Assim, aos 27 anos chega pela primeira vez nas oitavas de final de um Grand Slam. Assim também, é a melhor brasileira no ranking da WTA na história. Por fim, Bia Haddad quebrou longos tabus do tênis feminino. Nas duplas possui os títulos do: WTA 1000 Madrid; WTA 250 de Sydney, Nottingham e Bogotá.

Bia Haddad Maia agradece apoio

Em entrevista pós jogo Bia Haddad avaliou a partida e contou que ficou feliz com a sua entrega:

“Eu tentei não desistir. O jogo começou muito rápido, eu não estava no meu melhor dia. Não estava servindo, jogando da forma que eu gostaria. Mas assim é o tênis, fiquei muito feliz por não ter me entregado e terei uma nova chance amanhã.”

Além disso, agradeceu em português todo o apoio da torcida durante o jogo:

“Há muitos brasileiros aqui, obrigada à torcida. É muito especial receber este apoio de vocês, teremos uma nova oportunidade de representar nosso tênis amanhã. Estou muito feliz. Ainda terei duplas para jogar hoje.”

 

Avatar de Luís Henrique Gregório
Autor Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.