Rafael Matos tornou-se um dos nomes mais falados neste início de temporada 2023 no Tênis, e não é por pouco! 

O tenista gaúcho nasceu em 6 de janeiro de 1996 na cidade de Porto Alegre. Canhoto de 1m83 de altura, vem marcando sua carreira no esporte pelos expressivos resultados como duplista. 

| Início de carreira 

Matos começou a jogar Tênis com seis anos de idade e considera que sua principal base foi desenvolvida entre seus 11 a 19 anos, quando treinava no IGT (Instituto Gaúcho de Tênis). 

Em 2014, Rafa e seu compatriota João Menezes foram vice-campeões da chave juvenil de duplas do US Open, após serem superados na final pela dupla Omar Jasika (Austrália) e Naoki Nakagawa (Japão), em 2×0. 

| Carreira ATP 

Matos ganhou seu primeiro título ATP em 2021, no Córdoba Open 250 (Argentina), jogando ao lado do também brasileiro Felipe Meligeni, derrotaram a dupla Romain Arneodo e Benoit Paire com parciais de 6×4, 6×1. 

No ano seguinte, sua carreira como duplista seguiu em ascensão em uma próspera parceria com o espanhol  David Vega Hernández, que começam a obter resultados logo no início da temporada. 

Rafael Matos nome promissor para tênis brasileiro

| Títulos na temporada de 2022: 

  • ATP 250 em Santiago (Chile)
  • ATP 250 em Marrakesh (Marrocos)

Em maio chegam as quartas-de-final de Roland Garros (França) e, Matos entra para o top 50 no ranking mundial de duplas. 

  • ATP 250 em Mallorca (Espanha)
  •  ATP 250 de Bastad (Suécia)
  • ATP 250 de Sofia (Bulgária)

Acumulando 6º títulos de ATP para o brasileiro, chegando a ocupar o 35° lugar no ranking mundial de duplas pela ATP. 

| Fez história ao vencer um Grand Slam

Em 25 de janeiro de 2023, não apenas chegou em sua primeira final de um Grand Slam, mas fez história ao lado da compatriota Luisa Stefani, ao vencerem o Australian Open em duplas mistas contra os experientes indianos Rohan Bopanna e Sania Mirza, em 2×0 com parciais 6×2, 6×4. E tornaram assim, a primeira dupla composta por dois brasileiros a ganhar um Grand Slam na história do esporte! 

“Durante o jogo estava muito nervoso, a Lu também, eu acho. Bom que conseguimos jogar mesmo com esse nervosismo. Nervosismo você não pode controlar que ele venha, mas sim o que vai fazer com ele” – comentou o tenista em uma conversa no programa Pelas Quadras da ESPN, e descreveu um “sorriso de orelha a orelha” com o feito. 

Deste modo, repete sua melhor posição no ranking mundial de duplas da ATP (Associação de Tenistas Profissionais), ao alcançar o 26° lugar da lista, e se torna o atual número 1 do Brasil. 

Rafael Matoscomeça a temporada de 2023 vivendo o melhor momento de sua carreira, além de ótimos resultados como tenista, o jovem, juntamente com outros nomes como Bia Baddad (14 simples), Luisa Stefani (36 duplas), Thiago Monteiro (78 simples), Marcelo melo (40 duplas), dentre outros, vem levando o Tênis brasileiro de volta aos pódios ao redor do Mundo! 

Fique de olho nestas promessas do Tênis e de todos os detalhes do seu esporte preferido, aqui, na Esportelandia!! 

Imagem destaque: Divulgação/Esportelandia