O espanhol Rafael Nadal está prestes a sair do top 10 após 17 anos seguidos, uma novidade na carreira da lenda.

Novamente as lesões atrapalham o desempenho do atleta que anunciou baixa dos torneios Indian Wells e Miami Open neste mês de março. Confira mais a seguir.

Rafael Nadal segue como dúvida para a temporada

Estou triste por não poder competir em Indian Wells nem em Miami. Muito triste por não estar lá.

Vou sentir falta de todos os meus fãs americanos, mas espero vê-los ainda este ano durante o verão. — disse Nadal num tweet em resposta ao anúncio de sua ausência nos torneios.

O espanhol respondeu via Twitter após os dirigentes do Masters Indian Wells comunicarem seu corte da competição. El Toro sofre de uma lesão no flexor do quadril esquerdo e já está em recuperação.

Nadal inclusive compartilhou um breve vídeo realizando alguns exercícios de sua reabilitação logo após deixar o Australia Open em janeiro. Fora da competição no deserto da Califórnia que começa nesta próxima semana, Rafael Nadal ainda é dúvida para sua competição favorita, Roland Garros.

Caso o espanhol esteja em condições de defender o título, Nadal certamente chega como favorito para conquistar sua décima quinta edição do Grand Slam francês.

Ademais, esta é uma boa chance de tirar a igualdade com o sérvio Novak Djokovic em números de Grand Slams (22). O sérvio segue na cola do espanhol, mas Nadal parece ter as lesões como seu grande rival.

Novak empatou com El Toro em janeiro ao conquistar seu décimo título do Australia Open e para a sequência da temporada pode brigar por títulos e deixar Rafa para trás.

Enfim, o diretor do Indian Wells, Tommy Haas, disse que deseja uma boa recuperação para retornar bem e que triunfe no BNP Paribas Open no próximo ano.

Rafael Nadal fora do top 10 após 17 anos seguidos

Nadal já informou ao mundo que está se recuperando e que não disputa os próximos dois torneios, pois o foco é voltar as melhores condições de seu jogo.

Na última edição esteve presente e alcançou a final, enquanto lutava contra uma lesão na costela, perdendo para o wonderkid Taylor Fritz. O americano superou a lenda por 2 x 0 (6-3 e 7-6).

Nadal chegou à final de Indian Wells 2022, mas com sua desistência este ano dos seguintes torneios nos Estados Unidos, perderá 600 pontos. Em resumo, isso o rebaixará para o 12º lugar no ranking ATP.

El Toro passou quase metade de sua vida entre os 10 primeiros. Uma assombrosa marca de quase 18 anos consecutivos no top 10 do ranking da ATP. Rafael tem 36 anos e entrou no top 10 com 18 anos, 10 meses e 22 dias. 

Enfim, a mudança só ocorrerá na segunda-feira (20) no horário australiano. Ao fim dessa atualização, Rafael Nadal terá um total na carreira de 17 anos, 10 meses e 23 dias seguidos no top 10, isto é, 912 semanas.

+ confira também: Rafael Nadal fora de Indian Wells, Miami Open e partida contra Carlos Alcaraz

Foto destaque: Divulgação/Sud Ouest

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.