O mundo do tênis é cheio de grandes personagens e boas histórias. Sendo assim, um desses atletas é Rafael Nadal, o espanhol é multicampeão e uma lenda viva do esporte. Desse modo, nesta quinta-feira (18), o tenista marcou uma coletiva de imprensa em sua academia para falar sobre a sua participação em Roland-Garros 2023.

Neste sentido, Nadal abriu a coletiva agradecendo a presença dos profissionais da imprensa e contou suas pretensões para o futuro. Logo depois, respondeu as  perguntas dos repórteres por cerca de 40 minutos, e finalizou agradecendo novamente.

A participação em Roland-Garros 2023

Rafael Nadal é uma lenda quando o assunto é o Grand Slam francês. O tenista espanhol participou 17 vezes da chave principal do torneio, desde 2005, e saiu campeão em 14 oportunidades. Dessa maneira, são 112 vitórias e apenas três derrotas na história de Roland-Garros. A saber, seus revezes foram para Robin Soderling, em 2009, e Novak Djokovic, em 2014 e 2021.

Ou seja, Roland-Garros é um dos principais torneios de Nadal, assim o público sempre espera a sua presença. Porém, no início do ano, durante o Australian Open, o espanhol acabou se lesionando. Assim, o touro miura acabou se retirando de todos as disputas desde então e estava focado para se recuperar para Roland-Garros 2023. Diante desse panorama, Nadal abriu a coletiva dando um recado:

A lesão que contraí na Austrália não evoluiu como gostaríamos. Trabalhamos todo o momento sem parar em busca dos objetivos e culminando com Roland-Garros. Mas no dia de hoje posso dizer que é impossível e não vou poder estar em Roland-Garros. Esse torneio é muito importante para mim, logo podem imaginar o quão difícil é tomar a decisão, e que não sou eu que tomo e sim meu corpo.”

Rafaek Nadal também não precisou o tempo de volta ao circuito. Além disso, fez um pequeno desabafo:

Não tenho interesse em jogar nos próximos meses. A nível pessoal, de trabalho diário, estes últimos anos depois da pandemia foram realmente difíceis. Custou ter continuidade em todos os sentidos, sobretudo por culpa do físico, com lesão atrás de lesão. No fim, quando isso não faz parte da tua vida com felicidade toca também no lado pessoal. Foram anos bem complicados, embora muitas vitórias importantes tenham mascarado isso.”

A continuação da carreira de Rafael Nadal

Com uma carreira consolidada, cheia de títulos e histórias, o tenista também expôs os planos para o futuro e o planejamento se sua aposentadoria.

Nesse sentido, depois de ficar de fora dos últimos meses dando tudo para me recuperar, chegou a este ponto continuo sem estar preparado. Agora vou deixar o meu corpo regenerar. Não vou colocar uma meta para voltar. Quando fisicamente e mentalmente estiver pronto, vou voltar. Pode ser um objetivo chegar ao fim do ano e jogar a Copa Davis, se estiver capacitado e o capitão o considerar adequado, e tentar encarar o ano que vem com garantias de poder fazer o que penso que será o meu último ano. Vou tentar parar agora para encarar o último ano da minha carreira. Vou querer jogar os torneios que me marcaram ao longo da carreira.”

A carreira de Rafael Nadal até agora

O tenista espanhol possui um currículo de grandes conquistas. Sendo assim, em simples, são 92 títulos ao todo, com 22 Grand Slams, 36 Masters 1000, 23 ATP´s 500, 10 ATP´s 250 e uma medalha de ouro na Olímpiada de Pequim. Além disso, são 11 troféus em duplas: sendo 6 ATPs 250, 3 Masters 1000, 1 ATP 500 e uma medalha de ouro na Olímpiada do Rio de Janeiro.

Por fim, Rafael Nadal terminou cinco anos como o número um do mundo, liderando o ranking da ATP em 209 semanas, sendo 56 consecutivas.