O Masters 1000 de Roma está marcado para começar na próxima segunda-feira (8). O torneio italiano é disputado sobre a superfície do saibro. A saber, é o último campeonato da classe 1000 disputado da temporada. Assim também, é um dos torneios preparatórios para Roland-Garros, a principal competição do saibro.
Dessa maneira, se espera que os grandes jogadores estejam em Roma todos os anos. Porém, nem sempre isso é possível, seja por lesões ou outros motivos. Sendo assim, a edição deste ano não foi diferente, já que Rafael Nadal anunciou que não poderá jogar o Masters 1000 de Roma 2023.
Rafael Nadal anuncia sua desistência de Roma
Nesta sexta-feira (5), o tenista espanhol comunicou por meio de suas redes sociais que não disputará o Masters 1000 de Roma. Nadal ainda se recupera de lesão sofrida no quadril durante o Australian Open deste ano. No recado o “Touro Miura” deu sua perspectiva sobre o assunto:
“Apesar de ter notado uma melhora nos últimos dias, foram muitos meses sem ter conseguido treinar em alto nível e o processo de readaptação tem seus tempos e não tenho escolha a não ser aceitá-los e continuar trabalhando. Um abraço a todos.”
Rafael Nadal é o maior campeão do torneio italiano, o espanhol possui 10 troféus do campeonato. Com a sua desistência a chave fica mais aberta e deixa Roma com mais possibilidades.
A pesar de haber notado una mejoría estos últimos días, son muchos meses sin haber podido entrenar a un nivel alto y el proceso de readaptación tiene sus tiempos y no me queda más remedio que aceptarlos y seguir trabajando.
Un abrazo a todos. pic.twitter.com/DLkrooTBK4— Rafa Nadal (@RafaelNadal) May 5, 2023
A dúvida permanece para Roland-Garros 2023
Rafael Nadal é maior vencedor de Roland-Garros com 14 títulos. Este ano a chave principal do Grand Slam francês está marcado para começar dia 28 de maio. Desse modo, o seu foco é voltar bem para tentar conseguir vencer novamente o torneio.
Por outro lado, a sua participação na edição deste ano segue ameaçada. Visto que não saberemos se o espanhol vai estar totalmente recuperado. Além disso, a falta de ritmo pode pesar. Afinal, chegaria no Grand Slam sem ter disputado os torneios preparatórios, já que desistiu de Monte-Carlo, Barcelona e agora Roma por causa de sua recuperação.
Cada vez mais eu acho que Rafael Nadal não deve jogar Roland Garros.
Não joga nenhum torneio oficial desde janeiro, não fez nenhum torneio preparatório no saibro e vai entrar logo em um Grand Slam e justamente naquele que ele mais exige de si?
Não sei não…
— Marcela Linhares (@ma__linharess) May 5, 2023