O calendário da ATP é cheio de grandes torneios em vários lugares do mundo, um deles é no Rio de Janeiro. Desde 2009, a cidade brasileira recebe o ATP 500 do Rio, também conhecido por Rio Open, o principal torneio da América do Sul. A saber a edição de 2024 vai acontecer entre os dias 17 e 25 de fevereiro.

Neste sentido, a organização do evento começou a divulgar os primeiros tenistas que vão buscar o troféu do Rio Open 2024. Após anunciar o nome de Carlos Alcaraz, o torneio divulgou outro campeão de Grand Slam que vai compor a chave de simples. Confira!

A história do Rio Open

O evento acontece desde 2014, assim vai comemorar a sua 10ª edição na temporada de de 2024. Ao longo de sua história, o torneio já contou com as disputas masculinas e femininas, mas atualmente apenas a ATP possui uma competição no saibro carioca.

O Rio Open vai para a sua 10ª disputa sem nunca ter um bicampeão na chave de simples do torneio, ou seja foram nove campeões diferentes, desde a promessas do tênis a jogadores já consagrados no circuito ATP. A saber, quando acontecia a chave feminina,  as três edições também foram com vencedoras diferentes nas simples.

Sendo assim, Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Carlos Alcaraz e Cameron Norrie são os tenistas que triunfaram no torneio de simples. Por outro lado, na disputa feminina, Kurumi Nara, Sara Errani e Francesca Schiavone foram as campeãs na disputa individual.

Rio Open 2024 já possui dois campeões de Grand Slam

A edição do próximo ano vai continuar contando com as chaves de simples e duplas masculinas. Dessa maneira, para já ir aquecendo e chamando a atenção do público, a organização do Rio Open começou a divulgar alguns nomes que disputarão o torneio.

Assim, o primeiro tenista na disputa foi Carlos Alcaraz, que vai buscar o bicampeonato, já o segundo concorrente na competição é Stan Wawrinka, tricampeão de Grand Slam e um dos principais jogadores de sua geração. Para a organização, o tenista suíço mostrou alegria e já convocou a torcida brasileira para o seu lado:

Estou muito feliz que irei ao Brasil pela primeira vez na minha carreira. Espero ver toda a torcida brasileira no Rio Open em 2024 nessa minha estreia no país”.

Do mesmo modo, Lui Carvalho, diretor do Rio Open, abriu o jogo sobre a escolha de Stan Wawrinka para o line-up do Rio Open 2024:

Todos os anos buscamos trazer um mix de geraçõs além dos principais tenistas de saibro do circuito ATP. O Stan é o unico jogador fora Nadal, Djokovic e Federar a vencer Roland-Garros nos últimos 20 anos, feito que o credencia como um dos principais tenistas de saibro dessa geração”.

Além disso, Lui rasgou elogios ao tenista que já foi número três do ranking da ATP:

O Stan é um grande embaixador do esporte, muito respeitado dentro e fora das quadras além de ter um estilo de jogo agressivo que tem tudo para encantar o público brasileiro. Estamos animados com o Stan na 10ª edição do Rio Open”.

A carreira de Stan Wawrinka

O tenista suíço é um dos maiores campeões de Grand Slam da atual geração, com três troféus, atrás apenas de Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. Wawrinka conquistou o Australian Open, em 2014, Roland-Garros, em 2015, e o US Open, em 2016, derrotando Nadal e Djokovic, respectivamente.

Além disso, o suíço possui conquistas em Umag (2006), Genebra (2016 e 2017), Dubai (2016), Chennai (2011, 14, 15 e 2016), Tóquio (2015), Roterdã (2015), Masters 1000 Monte-Carlo (2014), Oeiras (2013) e Casablanca (2010). Nas duplas são três títulos: a medalha de ouro olímpica em Pequim 2008, ao lado de Roger Federer, Chennai, em 2013, e Gstaad, em 2023. Em 2014 ganhou a Copa Davis.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.