Começa neste domingo (28), a chave principal de Roland-Garros 2023. A grande final está marcada para o dia 11 de junho. Sendo assim, o sorteio do chaveamento de simples foi divulgado nesta quinta-feira (25).

Dessa maneira, com a desistência de Rafael Nadal, o destaque de Roland-Garros 2023 fica para a busca de Novak Djokovic pelo 3º título do torneio. Por outro lado, Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Casper Ruud, Jannik Sinner, Holger Rune e Andrey Rublev são alguns dos candidatos que buscam o primeiro troféu e podem agitar a disputa. Além disso, a briga pelo posto de número um do ranking da ATP também é um aperitivo.

Principais candidatos ao título de Roland-Garros 2023

Carlos Alcaraz

O espanhol, que busca o seu 5º troféu do ano, é o principal cabeça de chave do torneio. Desse modo, Alcaraz estreia diante de um atleta vindo do qualificatório. Logo depois, na segunda rodada, pode confrontar Christopher O’Connell, o 85º do ranking da ATPPosteriormente, na terceira rodada pode ter Denis Shapovalov, 26º cabeça de chave. O duelo seria inédito.

Em seguida, o número um do ranking vê Lorenzo Musetti ou Cameron Norrie como possíveis oponentes nas oitavas. Adiante, pelas quartas de final, Felix Auger-Aliassime ou Stefanos Tsitsipas, 10º e 5º cabeças de chave respectivamente, são potenciais adversários.

Desde já, na semifinal Alcaraz pode enfrentar Novak Djokovic, 3º cabeça de chave, e contra quem briga pelo posto de líder do ranking. A saber, o espanhol ganhou o único duelo entre eles. Na grande final pode encarar Medvedev ou Ruud. O espanhol nunca enfrentou nenhum dos dois em Roland-Garros. Por fim, se vencer Roland-Garros 2023, Carlos Alcaraz erguerá seu segundo troféu de Grand Slam e se manterá como número um do mundo.

Daniil Medvedev

Campeão do Masters 1000 de Roma, o russo chega como o cabeça de chave número dois do torneio. Sua 1º partida em Roland-Garros é com um atleta vindo do qualificatório. Em seguida, na 2ª rodada, joga contra quem triunfar de Quentin Halys x Guido Pella. Se avançar, Medvedev pode confrontar Yoshihito Nishioka, 27º cabeça de chave, na terceira rodada.

Nas oitavas de final, pode encontrar Borna Coric ou Alex de Minaur, 15º e 18º cabeças de chave, respectivamente. Em seguida, o número dois do ranking vê Sinner ou Alexander Zverev, como possíveis oponentes nas quartas de final. A saber, seria o 1º jogo com Sinner na superfície, em contrapartida venceu Zverev nas duas partidas entre os dois no saibro.

Na semifinal, Medvedev pode enfrentar Ruud ou Rune. Na decisão de Roland-Garros 2023, pode encarar Djokovic ou Alcaraz. Em síntese, se vencer o torneio, Medvedev levantará o seu 1º troféu no saibro parisiense e o segundo da carreira na superfície.

Novak Djokovic

Bicampeão de Roland-Garros, o sérvio é o terceiro cabeça de chave do torneio. Em sua estreia enfrenta Aleksandar Kovacevic. Logo depois, Djokovic pode encontrar Marton Fucsovics, o sérvio nunca perdeu para o húngaro. Na 3ª rodada, Nole poderá enfrentar Alejandro Davidovich-Fokina, o confronto direto está 2 x 1 para Djokovic.

Em seguida, o possível rival nas oitavas é Roberto Bautista-Agut ou Hubert Hurkacz, 19º e 13º cabeças de chave, respectivamente. Adiante, pelas quartas de final o sérvio vê Rublev ou Karen Khachanov, 7º e 11º cabeças de chave respectivamente, como potenciais adversários. Djokovic vence o confronto direto contra ambos: 8 x 1 diante KhachanovRublev por 3 x 1.

Numa semifinal Djokovic pode enfrentar Carlos Alcaraz, 1º cabeça de chave, os dois também brigam pela liderança do ranking. Na grande final pode encarar Medvedev ou Ruud. O sérvio nunca enfrentou nenhum dos dois em Roland-Garros. Em suma, se vencer Roland-Garros 2023, Djokovic se isola como maior vencedor de Grand Slam, com 23 títulos.

Casper Ruud

Buscando o 2º troféu no ano, venceu o ATP 250 de Estoril, o norueguês é o 4º cabeça de chave. Ruud também vai estrear contra um qualifer. Logo depois, na segunda rodada, pode encontrar Alexander Bublik. Em uma terceira rodada, o rival poderá ser Dusan Lajovic ou Botic Van de Zandschulp, 32º cabeça de chave.

O possível rival nas oitavas pode ser Tommy Paul ou Jan-Lennard Struff, 16º e 21º cabeças de chave, respectivamente. Adiante, pelas quartas de final o norueguês pode encara Rune, 6º cabeça de chave. Ruud vence o confronto direto por 4 x 1, todos os jogos foram no saibro.

Na semifinal, pode encontrar Medvedev ou Sinner. O norueguês nunca venceu nenhum dos dois pelo circuito, mas nunca jogou no saibro contra eles. Posteriormente, na grande decisão pode enfrentar Djokovic ou Alcaraz. Em síntese, caso ganhe o torneio, será o 1º troféu de Grand Slam de Casper Ruud na carreira.

Jogos interessantes da 1ª rodada de Roland-Garros 2023

Brandon Nakashima x Denis Shapovalov

Lorenzo Musetti x Mikael Ymer

Cameron Norrie x Benoit Paire

Felix Auger-Aliassime x Fabio Fognini

Mackenzie McDonald x Sebastian Korda

Bernabe Zapata Miralles x Diego Scwartzman

David Goffin x Hubert Hurkacz

Stan Wawrinka x Albert Ramos-Viñolas

Thanasi Kokkinakis x Daniel Evans

Adrian Mannarino x Ugo Humbert

Laslo Djere x Andrey Rublev

Gael Monfils x Sebastian Baez

Thiago Monteiro x Benjamin Bonzi

Richard Gasquet x Arthur Rinderknech

Alexander Zverev x Harris Lloyd

Hugo Gaston x Alex Molcan

Dominic Thiem x Pedro Cachin

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.