O mundo do tênis é recheado de grandes jogadores e estilos diferentes de como jogam. Desse modo, ao longo dos ano, vários entusiastas passaram a adorar o esporte da bolinha amarela. Alguns dos jogadores conquistavam o público por seu jogo, outros pelo carisma ou até polêmicas dentro e fora das quadras.
Neste sentido, um dos tenistas que mais chamou a atenção no quesito foi o alemão Boris Becker, ex-número um da ATP. Recém solto da prisão após cumprir parte de sua condenação devido a fraude na Inglaterra, o ex-jogador voltou a estampar os jornais. Porém, dessa vez foi por ser contratado como treinado de um top 10. Confira!
Responsibilities of young tennis players are huge @Gazzetta_it #ilfestivaldellosport #borisbecker #tennis ? pic.twitter.com/5eWTyU5yg1
— Boris Becker (@TheBorisBecker) October 15, 2023
A carreira de Boris Becker
O tenista alemão estreou no circuito da ATP no ano de 1984 e se aposentou em 1999. Ao longo de sua carreira, Becker conquistou 49 títulos de simples, sendo seis Grand Slam, e outros 15 em duplas. Além disso, ele foi vencedor de quatro torneios defendendo a Alemanha, o maior destaque é a medalha de ouro de duplas na Olímpiada de Barcelona.
As campanhas vitoriosas nos Majors foram: no US Open, em 1989, no Australian Open, em 1991e 1996, e em Wimbledon, em 1985,1986 e 1989. Com todos esses êxitos, Boris Becker chegou ao topo do ranking da ATP em janeiro de 1991. O alemão entrou para o Hall da Fama do Tênis em 2003.
Boris Becker vai treinar top 10 da ATP
Becker vai realizar a sua segunda experiência como treinador de um tenista no circuito da ATP. A saber, o alemão trabalhou com Novak Djokovic de 2013 ate 2016, quando conquistaram 25 troféus juntos, sendo seis de Grand Slam.
Dessa maneira, com a sua experiência, Boris Becker foi contratado por Holger Rune para compor sua comissão técnica. O tenista dinamarquês é o atual 6º colocado do ranking da ATP, já foi 4º, e um dos grandes nomes da geração que nasceu em 2003.
Boris Becker anunciou que será o treinador de Rune em um podcast da Eurosport. Sobre o tema o alemão se mostrou animado em poder auxiliar o dinamarquês e entregou que gosta do temperamento do jovem tenista, o que o interessou:
Posso confirmar que sou o treinador de Holger Rune. Fico orgulhoso por ele ter me convidado. O contato já existe há muito tempo. Meu calendário permite isso e sempre me interessei pelo Holger, que quando está na quadra de tênis, mostra muito comprometimento e um temperamento forte”.
Boris Becker has confirmed that he is Holger Rune's coach ? pic.twitter.com/PeOFr5fy2Y
— Eurosport (@eurosport) October 19, 2023
Holger Rune, o diamante que precisa ser polido
A trajetória como treinador do dinamarquês vai começar no ATP 500 de Basel e depois vai para o Masters 1000 de Paris. Rune vai defender o título conquistado no ano ano passado, quando derrotou Novak Djokovic por 2 x 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 7/5.
Boris Becker abriu o jogo sobre suas ambições: encontrar o melhor Holger Rune possível. Além disso, já destaca sobre como o calendário tem que ser bem planejado para não gerar cansaço desnecessário e comprometer a temporada:
É tudo um quebra-cabeça que temos que montar para que o menino jogue seu melhor tênis. Minha ambição é encontrar o melhor Holger Rune, para fazer isso, a programação do torneio precisa ser adequada. Se ele jogar toda semana, acabará se cansando.”
O alemão também rasgou elogios a Rune, a quem chamou de diamante. Logo depois, apontou um grande diferencial que ele pode contribuir para a evolução de Holger Rune: a mentalidade.
Holger é um diamante bruto que precisa ser polido. Gosto de suas explosões emocionais. Tudo uma questão de atitude, mesmo que seja tão fácil dizer isso. Mas é a principal razão pela qual as partidas de tênis são vencidas ou perdidas. Tudo começa com atitude, mentalidade, psique. E tenho uma pequena ideia sobre isso”.
Ver essa foto no Instagram
Holger Rune demonstra futuro promissor com Boris Becker
Nesta semana, o dinamarquês disputou o ATP 250 de Estocolmo, na Suécia, onde defendia o título de 2022. Mas, o tenista foi eliminado nas oitavas de final por Miomir Kecmanovic, ao perder por 7/6 (3) e 6/2.
Em conversa com a TV2 Sport, da Suécia, Rune mostrou confiança no novo treinador por experiências passadas. O dinamarquês destacou que o alemão o observava e sempre apareceu com bons conselhos para suas performances quando era mais jovem:
Ele me conhece há muito tempo. Sempre esteve me observando, acompanhando meu tênis, meus resultados. Ele sempre aparecia com algum conselho quando eu era mais jovem. Semana passada treinamos juntos, com toda a minha equipe e isso me preparou para esta semana”.
Dessa maneira, o atual sexto colocado do ranking da ATP afirmou que naquele momento viu que Boris Becker o apoiava e que isso fez grande diferença. Assim, completou dizendo que o novo treinador sabe o que ele sente por experiência própria:
Lá ele mostrou que me apoia e isso faz realmente uma grande diferença. Ele pode sentir o que estou sentindo. Ele não diz apenas o que acha que estou sentindo.
Ele sente porque ele mesmo já passou por essas situações. Portanto, é uma sensação e sentimento diferente. É definitivamente uma coisa boa ter alguém que já experimentou o que estou vivendo”.
Never forget who is there when the sun is not shining on you ♥️ pic.twitter.com/YluaTSbduR
— Holger Rune (@holgerrune2003) October 19, 2023