A Final da Copa Davis pela Rakuten 2022 está chegando e os confrontos ficam cada vez mais intensos. As semifinais apresentaram o nível mais alto do Tênis com disputas acirradas entre Austrália x Croácia e Canadá x Itália. Confira mais detalhes de cada jogo e quais equipes avançam para a Final.

Austrália derrota Croácia na semifinal da Copa Davis 2022

A Austrália está na Final da Copa Davis pela Rakuten pela primeira vez em 19 anos. Coric abriu o placar para a Croácia com uma vantagem de 1 x 0, em uma atuação dominante contra Kokkinakis, vencendo por 6-4, 6-3. O desafio que Kokkinakis enfrentara ficou claro no primeiro set, quando ele acertou nove aces e ainda assim não conseguiu vencer o croata. 

Alex de Minaur fez uma segunda partida de singles sensacional derrotando Marin Cilic por 6-2, 6-2.

Cilic abriu a disputa com quatro duplas faltas estabelecendo um terreno indesejado para o mesmo. Já De Minaur soube aproveitar a brecha, sua atuação dinâmica e corajosa não deu chances ao veterano croata, devolvendo a Austrália uma esperança para a Final. 

A atuação brilhante do jovem australiano tirou elogios do comentarista Colin Fleming, que chamou de o desempenho da semana, e De Minaur completou: “Jogamos com paixão, jogamos com orgulho e sei que nossos caras de duplas vão deixar tudo por aí”. 

Jordan Thompson e Max Purcell certamente o fizeram, ao vencer o terceiro jogo por 6-7, 7-5, 6-4, desempatando contra uma das melhores duplas do mundo, Nikola Mektic e Mate Pavic. 

O resultado foi decidido em uma partida desgastante do começo ao fim. Depois de empatar em um set todo, a dupla australiana encontrou a chance de perfurar a defesa adversária, com golpes de chão, passes e voleios bem definidos. 

Mesmo com uma troca tardia feita pelo capitão Lleyton Hewitt, que substituiu Matt Ebden por Jordan Thompson, a dupla australiana desenhou o caminho para a vitória. Estou muito orgulhoso desses caras. Eles merecem estar na final e ter chances de ganhar essa coisa” disse o Capitão Hewitt.

Canadá derrota Itália e define final contra Austrália

Lorenzo Sonego venceu Denis Shapovalov, por 7-6, 6-7, 6-4, após uma primeira partida hipnotizante que durou mais de três horas. Dando a Itália uma vantagem de 1-0. Felix Auger-Aliassime teve um excelente desempenho, superando Lorenzo Musetti, por 6/3, 6/4 para garantir um empate forçando uma decisão para as duplas. 

A disputa começou equilibrada, mas o saque forçado do canadense deu-lhe uma grande vantagem. Auger-Aliassime seguiu acertando golpes decisivos nas entregas do italiano que tentou uma aproximação sem sucesso.  

Nas últimas mudanças para o jogo de desempate, Auger-Aliassime substituiu Shapovalov, e Matteo Berrettini foi uma convocação surpresa para repor a falta de Simone Bolelli, que estava lesionado. 

O Canadá enfrentará a Austrália na final da Copa Davis pela Rakuten após uma vitória contra a Itália por 7-6, 7-5.

As equipes estiveram relativamente perto durante todo o jogo, com o Canadá um pouco mais afiado, mas o drama foi guardado para o final. 

A Itália segurou em 4-4 e voltou de 0-40 em 5-5 para 30-40, mas uma confusão entre Berrettini e Fognini no meio do ponto permitiu que uma bola em loop caísse para dar ao Canadá a chance de quebra, pontuando os dois seguintes games para cravar a vitória. 

Deste modo, as equipes do Canadá e Austrália se enfrentarão neste domingo (27) para disputarem a tão desejada final e erguer a Taça Davis com a vitória.

Foto destaque: Divulgação/Copa Davis