O Rio Open vai completar 10 anos a partir do próximo ano. A competição se tornou uma das mais importantes na América do Sul e já contou com grandes estrelas do tênis no país, dentre eles, o multicampeão Rafael Nadal.
O espanhol foi quem venceu a primeira competição no ano de 2014. Na época, Nadal era líder do ranking da ATP e bateu o ucraniano Alexandr Dolgopolov na grande decisão do torneio.
Você ama outros esportes além de Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Além do espanhol, outros grandes tenistas passaram pelo Rio Open como David Ferrer, Fernando Verdasco, Tommy Robredo e Nicolás Almagro, os franceses Gael Monfils e Jo-Wilfried Tsonga, o austríaco Dominic Thiem, o japonês Kei Nishikori, os croatas Marin Cilic e Borna Coric e dentre outros.
A mais recente figura a vir disputar o Rio Open foi Carlos Alcaraz. O tenista e atual número dois do mundo veio jogar a competição pela primeira vez no ano de 2020, de quando ainda era 406ª do ranking.
Em 2022, o tenista venceu o Rio Open pela primeira vez em sua carreira. Além de também ter sido seu primeiro título de ATP 500. A grande novidade para os 10 anos de competição é a presença mais uma vez o craque espanhol.
Estou muito feliz de jogar o Rio Open em 2024. O torneio é especial para mim. Foi onde venci o meu primeiro jogo em um ATP e onde ganhei o meu primeiro ATP 500. Tenho uma relação especial com os fãs estou empolgado para estar no Rio novamente, afirmou Carlos Alcaraz.
No ano seguinte, terminou como vice-campeão, perdeu a final para o britânico Cameron Norrie.
O Alcaraz faz parte da nossa história assim como vários outros nomes que despontaram no circuito depois de boas campanhas nos Rio Open. Tivemos o privilégio de vê-lo jogar um ATP pela primeira vez e na edição seguinte vencer seu primeiro ATP 500.
Estamos acompanhando a ascensão do que pode vir a ser um dos melhores jogadores de todos os tempos e é uma satisfação enorme que o Rio seja mais um capitulo dessa historia de sucesso.
Carlitos é o grande nome do tênis mundial e no Rio certamente contará com o apoio da torcida que em pouco tempo criou uma conexão especial com ele, afirmou o diretor do Rio Open, Luiz Carvalho.