O WTT Contender 2023 – Etapa do Rio de Janeiro será o primeiro campeonato adulto da World Table Tenis – WTT que o Brasil receberá. O evento vai ocorrer entre os dias 7 e 13 de agosto, a Arena Carioca I, no Parque Olímpico da Barra. A competição conta com a presença de brasileiros. Veja a principal chance de medalhas, no masculino e feminino.
Masculino
Não há dúvida de que a maior atração deste WTT Contender do Rio de Janeiro é Hugo Calderano. O carioca de 27 anos é um dos melhores jogadores do mundo na atualidade, 4º colocado no ranking mundial e atravessa uma grande fase.
No início deste mês, no WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia, Hugo foi o único não chinês nas semifinais da competição. Mas uma derrota por 3 x 2 para o número dois do ranking, o chinês Fan Zhendong, fez a vaga na decisão escapar. Em 2023, já foi campeão em duas etapas do WTT: em Durban, na África do Sul, e em Doha, no Catar.
Antes de mostrar seu talento diante da torcida brasileira na Arena Carioca I, o próximo compromisso de Hugo Calderano será no WTT Contender de Lima, no Peru. A competição, primeira parte do braço sul-americano do Circuito, começa no dia 31 de julho.
Feminino
No feminino, a esperança brasileira de uma boa campanha no WTT Contender do Rio está em Bruna Takahashi. Ocupando a 40ª posição no ranking mundial, a paulista de 22 anos igualou sua melhor campanha na carreira ao chegar às semifinais – e conquistar medalha de bronze – no WTT Contender Tunes, na Tunísia.
Bruna foi a única não asiática a chegar à semifinal em Tunes. Para alcançar esta fase, ela bateu a medalhista olímpica japonesa Miu Hirano nas quartas. Contudo, apesar de ter dado tudo de si, foi superada pela sul-coreana Shin Yubin. Com o resultado, Bruna igualou sua campanha no WTT Contender de Lima, em 2022.
Já no WTT Contender de Zagreb, na Croácia, após uma boa vitória sobre Eunhye Lee, da Coreia do Sul, Bruna caiu nas oitavas. A derrota foi simplesmente para a líder do ranking mundial, a chinesa Sun Yingsha.