Brasileiro joga muito bem, mas e superado por Félix Auger-Aliassime na segunda rodada por 2 x 0, com parciais de 7/6 (5) e 7/6 (8), em 2h41. Desse modo, Thiago Monteiro termina a sua participação no Masters 1000 de Miami 2023.
A partida
Félix Auger-Aliassime se sobressaí no tie-break e vence o primeiro set
A partida começou equilibrada, os dois tenistas confirmaram os seus serviços até o oitavo game com algumas dificuldades. Desse modo, Auger-Aliassime ficou em vantagem em 5 x 4. No 10º game, Monteiro foi para o saque, jogou bem, salvou dois break-points e empatou a parcial em 5 x 5. Em seguida, os dois mantiveram os saques e a parcial ficou 6 x 6 e foi para o tie-break.
No game desempate, Auger-Aliassime começou sacando, mas quem fez o primeiro ponto foi o brasileiro, 0 x 1. Em seguida, Monteiro teve dois saques, mas foi o canadense que pontuou e fez 2 x 1. Então, Auger-Aliassime sacou com o mini break a favor, mas não aproveitou, 3 x 2. Logo depois, o brasileiro fez o ponto e empatou em 3 x 3. Mas perdeu o outro após um winner do canadense, que fez 4 x 3.
Com a vantagem no game desempate Félix Auger-Aliassime sacou e fez os dois pontos. Assim, abriu 6 x 3 e teve três set-points. Posteriormente, o brasileiro foi para o saque e também fez dois pontos, diminuindo a diferença para 6 x 5. Por fim, Auger-Aliassime teve o primeiro set point sacando e não desperdiçou, fez 7 x 5 e ganhou a parcial por 7/6.
FA-Arrow ?@felixtennis and Monteiro leave it all out there!@MiamiOpen | #MiamiOpen pic.twitter.com/nlwhjBebpD
— ATP Tour (@atptour) March 25, 2023
Auger-Aliassime repete a dose no segundo set
A segunda parcial começou com os sacadores sendo pressionados, mas ambos confirmaram os serviços, 1 x 1. No terceiro game, Monteiro salvou dois break-points e fez 2 x 1. Após isso os dois tenistas confirmaram os seus serviços, em alguns momentos com dificuldades em outros não, e o set foi para o tie-break.
No game desempate Auger-Aliassime começou bem abrindo 3 x 0, e teve o mini break. Logo depois, os dois fizeram os dois pontos nos seus saques e o jogo ficou 5 x 4 para o canadense. Adiante, Auger-Aliassime foi para o saque e fez 6 x 4, após um erro não forçado do brasileiro. Logo depois, sacando para vencer a partida, o canadense cometeu uma dupla falta e deu sobrevida a Monteiro, 6 x 5.
O brasileiro aproveitou e fez os dois pontos em seu saque e virou o desempate para 7 x 6. Mas o canadense também fez isso e deixou o placar 8 x 7. Posteriormente, Thiago Monteiro foi sacar e empatou 8 x 8. Mas em seguida tomou um winner do adversário. Então, o placar ficou 9 x 8 para o canadense. Desse modo, Auger-Aliassime foi sacar para o jogo e conseguiu, fez 10 x 8, e venceu o jogo por duplo 7/6.
Números interessantes da partida
O jogo foi muito equilibrado e cheio de nuances. Logo os números ajudam a entender um pouco de como ocorreu o resultado. Auger-Aliassime fez mais aces, 12 x 4, mas também cometeu mais duplas faltas, 7 x 0. Já o brasileiro levou vantagem no primeiro serviço e nos break-points salvos, 59% x 54% e 100%, respectivamente.
Félix Auger-Aliassime também levou vantagem nos winners, 32 x 19. Assim também, cometeu menos erros não forçados, foram 23 contra 25 do brasileiro. Outro dado interessante são os números de pontos vencidos nos rallys. Nas disputas com até quatro trocas de bola Auger-Aliassime ganhou por 60 x 56, e nas com mais de nove trocas 15 x 8. Já Thiago Monteiro levou vantagem nos pontos com cinco a oito trocas, 18 x 16.
Resolute and roar ?
The Canadian overcomes Monteiro 7-6(5), 7-6(8) to book a clash with F.Cerundolo @MiamiOpen | #MiamiOpen pic.twitter.com/CH9A5PAutQ
— ATP Tour (@atptour) March 25, 2023
E agora?
Com o triunfo Félix Auger-Aliassime avançou para a terceira rodada do Masters 1000 de Miami 2023. Sendo assim, ele vai enfrentar Francisco Cerundolo. A partida ainda não tem horário definido. Por outro lado, Thiago Monteiro ainda vai definir os próximos passos após fazer bonito em solo estadunidense. No torneio o brasileiro passou por Jason Kubler, por 2 x 0, na primeira rodada.
Foto Destaque: Reprodução/SUSA / Icon Sports