O sérvio Novak Djokovic, que é tricampeão do torneio mais famoso dos EUA, US Open, está recebendo apoio para aterrissar na terra do Tio Sam e participar dos torneios Indian Wells e Miami Open.
Como o multicampeão não tomou as vacinas contra a Covid-19, Novak segue com problemas burocráticos para disputar campeonatos ou simplesmente visitar alguns países. Confira mais a seguir.
US Open apoia Novak Djokovic
Tudo está atualmente em processo. Tenho muita vontade de estar lá. Estou muito grato aos torneios de Indian Wells e Miami [oficiais].
Agradeço também à comunidade por seu apoio público (após grande parte mostrar interesse em contar com sua presença no país para disputar os torneios.) — disse Djokovic na petição via Associated Press.
O melhor tenista no mundo atualmente, Novak Djokovic, acabou de perder sua sequência de 20 partidas de invencibilidade após ser superado pelo russo Daniil Medvedev na última sexta-feira (3) no Campeonato de Dubai.
Medvedev não derrotou apenas o tenista número um do ranking ATP como venceu seu compatriota Andrey Rublev para obter seu terceiro título em três semanas, além de acumular 14 jogos sem perder.
Aos 35 anos, Novak ainda tem lenha para queimar, mas sua condição de não-vacinado o impede de circular livremente pelo mundo. Consequentemente, grandes torneios podem não contar com a ilustre presença do multicampeão.
Seu status de número #1 não é o suficiente. Desde que as competições retornaram, Djokovic perdeu alguns torneios, dentre os quais duas edições de US Open (2021 e 2022).
Só para ilustrar, Novak é o atual campeão do Austrália Open, mas quase não disputou o torneio pelos mesmos motivos. O decacampeão da competição conseguiu a licença, mas nem todos os países têm o mesmo pensamento.
Atualmente sendo o tenista com maior número de Grand Slams na história ao lado de Rafael Nadal (22), Novak Djokovic ainda vive indecisão sobre Indian Wells e Miami Open.
Novak Djokovic tem chances de jogar no US Open 2023
Em suma, a petição de Novak para jogar tênis nos Estados Unidos recebeu o apoio do órgão regulador do esporte nacional e o seu maior torneio, US Open, está na linha de aliados.
A título de informação, a conta oficial do torneio twittou na sexta-feira (3) que está na torcida para que Djokovic receba seu visto para jogar nos torneios Indian Wells e Miami Open. O sérvio não disputa um jogo sequer em solo estadunidense desde 2021.
Para tal, o atual número um do ranking ATP pediu as autoridades do país uma permissão especial, pois os campeonatos começam dia 6 de março (Indian Wells) e 19 de março (Miami Open), respectivamente.
Enfim, a política do país informa que não é permitido a entrada de turistas não vacinados até segunda ordem. Dentro disso, a Administração de Segurança de Transporte disse recentemente que sua política não mudaria até pelo menos meados de abril.
Em outras palavras, o sérvio pode até perder os torneios de março, porém sua participação no US Open não é descartada, pois a competição começa apenas em dia 28 de agosto.
Novak Djokovic is one the greatest champions our sport has ever seen. The USTA and US Open are hopeful that Novak is successful in his petition to enter the country, and that the fans will be able to see him back in action at Indian Wells and Miami.
— US Open Tennis (@usopen) March 3, 2023
+ confira também: Katerina Nash quase é pega no doping por situação inusitada
Foto destaque: Divulgação/Financial Times