O último Grand Slam da temporada está na sua segunda semana, assim as disputas das chaves juvenis do US Open estão acontecendo. Os prodígios da bolinha amarela estão jogando muito bem tornando as partidas emocionantes e cheia de bons momentos. A saber, a disputa pelos troféus do estão marcadas para os dias 9 e 10 de setembro. 

Sendo assim, João Fonseca, o representante brasileiro no juvenil do US Open 2023, continua em grande fase e conquistando grandes feitos nos Grand Slams Juvenil. Confira!

João Fonseca no US Open 2023

O brasileiro disputa o Grand Slam estadunidense pela segunda vez na carreira, ano passado parou na primeira rodada. Neste ano, João Fonseca está jogando de forma constante e muito tática no US Open 2023. A boa fase do tenista o colocou na 7ª posição do ranking da ITF, o fazendo ser o sétimo cabeça de chave do torneio.

Nas quadras rápidas de Flushing Meadows, Fonseca disputa as chaves de simples e duplas, se classificando para as quartas de final das duas. No individual, o brasileiro eliminou: Mees Rottgering, por 6/3 e 6/4 e Patrick Schoen, por 6/3 e 6/2.

João Fonseca faz partida sólida e avança

O brasileiro continua com um jogo muito firme no US Open 2023. Na sua terceira partida de simples da edição, João Fonseca enfrentou Fabio De Michele e dominou todo o duelo. Assim, o tenista aproveitou todas as chances criadas diante do italiano e anotou o placar de 6/3 e 6/4, em 1h20 de jogo.

O primeiro set começou com os dois tenistas confirmando os seus saques, entretanto João Fonseca pressionava e dificultava muito o serviço rival. Desse modo, no 8º game, o brasileiro viu De Michele errar muito e quebrou o italiano, 5 x 3. Após isso, mesmo com uma pequena pressão do adversário, Fonseca confirmou o seu serviço e levou a parcial por 6/3. Os destaques do brasileiro no set foram as 12 bolas vencedoras e seu saque que dificultou muito a devolução do italiano.

A história se repetiu na segunda parcial, Fonseca continuou agressivo e com três winners quebrou o saque de De Michele no 3º game e fez 2 x 1. Logo depois, ambos jogadores confirmaram os saques e João Fonseca fechou o set em 6/4. O brasileiro disparou 16 winners e cometeu apenas sete erros não forçados na disputa da parcial. Com o resultado, o tenista natural do Rio de Janeiro avançou para as quartas de final do US Open 2023.

US Open 2023: João Fonseca fazendo história nos Grand Slams

João Fonseca e parceiro são agressivos e continuam na disputa

Como dito anteriormente, o brasileiro também disputa a chave de duplas masculina juvenil do US Open 2023. Fonseca forma parceria com Iliyan Radulov, da Bulgária, os dois são a segunda dupla cabeça de chave da competição.

A estreia da parceria no torneio foi com uma vitória sobre Alexander Frusina/Adhithya
Ganesan, por 2 x 1, com parciais de 7/6 (2), 4/6 e [10-5]. Na segunda rodada, Fonseca/Radulov fizeram um jogo muito agressivo para triunfarem sobre triunfou contra Tianhui Zhang/Yi Zhou por 6/1 e 7/6 (6), em 1h10 de jogo

A dupla búlgara-brasileira jogaram de forma muito agressiva e sólida na primeira parcial, os dois anotaram 13 winners e não cometeram nenhum erro não forçado. Dessa maneira, quebraram o saque rival três vezes e anotaram um 6/1 rapidamente.

No segundo set, a dupla chinesa cresceu e a parcial ficou muito disputada, com uma troca de quebras de serviço a disputa ficou 6 x 6 e precisou do tie-break. João Fonseca e Iliyan Radulov jogaram muito bem no desempate e ganharam por 8 x 6, fazendo 7/6 e triunfando em sets diretos. 

Brasileiro quer continuar história nos Grand Slams

Com um jogo muito agressivo e uma força de estratégia, o brasileiro está conquistando as pessoas com sua evolução. Na atual temporada, João Fonseca conquistou o J300 de Roehampton, disputou todos os Grand Slams que ocorreram e está entre os 10 melhores do ranking da ITF. 

Com os dois resultados positivo em Flushing Meadows, João Fonseca está novamente entre os oito melhores jogadores de um Grand Slam. Na chave de simples juvenil, o brasileiro chegou na mesma fase no Australian Open, Roland-Garros e Wimbledon. Já nas duplas foi vice-campeão no Australian Open e semifinalista em Wimbledon.

Sendo assim, para continuar fazendo história e levar o tênis brasileiro mais longe, Fonseca vai buscar avançar para a semifinal pela primeira vez. Se triunfar nas duas chaves vai ficar entre os quatro melhores em ambas disputas.

Os próximos desafios de João Fonseca no US Open 2023

O brasileiro está nas quartas de final de simples e duplas do último Grand Slam do ano. Na chave de simples, Fonseca vai encarar Cooper Williams, 3º cabeça de chave do torneio. A partida é nesta quinta-feira (7), não antes de 12h (horário de Brasília). 

O confronto direto está 1 x 0 para o estadunidense, Williams triunfou no J300 de Traralgon, por 2 x 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/4. Já na disputa de duplas, os rivais de João Fonseca e Iliyan Radulov são Max Dahlin/Oliver Ojakaar. O jogo que vale vaga na semifinal também é nesta terça-feira, mas não antes de 14h (horário de Brasília).