Wimbledon

Torneio de Wimbledon, comumente conhecido simplesmente como Wimbledon, é o torneio de tênis mais antigo do mundo. Bem como também é amplamente considerado o mais prestigiado. Assim, é realizado no All England Club, em Wimbledon, Londres, desde 1877, e é jogado em quadras de grama ao ar livre, com tetos retráteis sobre as duas quadras principais desde 2019. No Wimbledon 2022, o sérvio Novak Djokovic buscará seu 4º título consecutivo.

Dessa forma, Wimbledon é um dos quatro torneios de tênis do Grand Slam, sendo os outros o Aberto da Austrália , o Aberto da França e o Aberto dos EUA. A saber, Wimbledon é o único grande ainda jogado na grama, que é a superfície tradicional de jogo de tênis. O torneio tradicionalmente acontecia ao longo de duas semanas no final de junho e início de julho, começando na última segunda-feira de junho e culminando com as finais de simples femininos e masculinos, marcadas para o sábado e domingo no final da segunda semana.

Só aqui no Esportelândia você fica por dentro de todos os prognósticos, pós-jogos, notícias e as principais informações, palpites e odds do maior e mais antigo torneio de tênis do mundo: Wimbledon 2022.
Tradições de Wimbledon
Em suma, as tradições de Wimbledon incluem um rigoroso código de vestimenta todo branco para os competidores e patrocínio real. Morangos e cremes são tradicionalmente consumidos no torneio. Ao contrário de outros torneios, a publicidade é mínima e discreta de fornecedores oficiais como Slazenger e Rolex.

Em 2009, a quadra central de Wimbledon foi equipada com um teto retrátil para diminuir a perda de tempo de jogo devido à chuva. Um telhado estava operacional sobre a quadra nº 1 a partir de 2019, quando várias outras melhorias foram feitas, incluindo a adição de assentos acolchoados, uma mesa e 10 câmeras operáveis ​​independentemente por quadra para capturar os jogos.
Covid em Wimbledon
Devido à pandemia do COVID-19, os Campeonatos de 2020 foram cancelados. Por certo, o primeiro cancelamento do torneio desde a Segunda Guerra Mundial. A 134ª edição remarcada acabou sendo realizada de 28 de junho de 2021 a 11 de julho de 2021, após o cancelamento de 2020.
Wimbledon 2022
Wimbledon 2022 será a 135ª edição do torneio e acontece entre 27 de junho de 2022 e 10 de julho de 2022, com jogos programados regularmente no meio do domingo. A 135ª edição também marcará o centenário dos campeonatos inaugurais realizados na Quadra Central.
Novak Djokovic é o atual campeão
Novak Djokovic é o tricampeão atual. Ele está tentando se tornar o quinto homem na Era Aberta, depois de Björn Borg, Pete Sampras, Roger Federer e Rafael Nadal, a registrar uma sequência de pelo menos quatro grandes títulos consecutivos de simples em um torneio.
Rafael Nadal é o favorito ao título de Wimbledon 2022
Rafael Nadal está competindo para se tornar o primeiro homem a conseguir um duplo Surface Slam, o segundo homem, depois de Borg, a completar um triplo Channel Slam, e o sexto homem, depois de Jack Crawford, Don Budge, Lew Hoad, Rod Laver e Novak Djokovic, para completar os três primeiros componentes do (calendário) Grand Slam.

Além disso, ele está tentando se tornar o primeiro homem a vencer pelo menos três majors em todas as superfícies (saibro, duro e grama). Decerto, Nadal também está tentando igualar o recorde combinado de Serena Williams para homens e mulheres na Era Aberta de 23 grandes títulos de simples.
Roger Federer fora de Wimbledon 2022, Daniil Medvedev e Alexander Zverev também
Antes de tudo, esta edição marcará a 1ª edição de Wimbledon, desde 1998, a não apresentar o recordista, oito vezes campeão, Roger Federer. O suíço ainda não está recuperado fisicamente no auge de seus 40 anos. O tenista passou pela terceira cirurgia no joelho direito em um ano e meio e não joga desde sua eliminação em Wimbledon 2021.

Por outro lado, o o número #1 do mundo, Daniil Medvedev, foi excluído do torneio, assim como todos os tenistas russos e bielorrussos. De fato porque a Federação Inglesa de Tênis seguiu as diretrizes do governo britânico em represália à guerra na Ucrânia. Por certo, Medvedev nunca passou das oitavas de final em Wimbledon.

Já o número #2, Alexander Zvered, ainda não se recuperou da grave lesão no tornozelo que sofreu nas semifinais de Roland Garros. Mas o alemão também nunca passou das oitavas de final de Wimbledon.