Bernardinho é um dos principais técnicos de vôlei do mundo e já conquistou inúmeros títulos e medalhas com a Seleção Brasileira. No entanto, o comandante vê um problema cultural do esporte no país.

Na visão de Bernardinho, o Brasil ainda precisa evoluir no aspecto do saque. O treinador é seu auxiliar, Serginho Escadinha, comentaram sobre esse problema recentemente.

Bernardinho afirma que o Brasil tem de melhorar no saque

Um dos principais fundamentos do vôlei, o saque foi se transformando com o passar das décadas. Desde o Jornada nas Estrelas (saque em que a bola ganhava muita altura) até as pancadas dos dias atuais.

No vôlei masculino, a força do saque ganhou muita relevância e, segundo o treinador Bernardinho, o Brasil ainda precisa evoluir nesse quesito do jogo. O técnico destacou esse ponto enquanto assistia à semifinal entre Campinas e Suzano.

Estou observando aqui, um jogo muito tenso. O que me preocupa no jogo de hoje é que, pela tensão, um nível do saque ainda está baixo pelo que a gente espera.

Precisamos, como um todo, culturalmente, melhorar o saque do Brasil. Isso é uma demanda fundamental”, afirmou Bernardinho ao SporTV.

Ao lado do comandante, o bicampeão olímpico e agora membro da comissão técnica, Serginho Escadinha, enfatizou as palavras do treinador e declarou que é necessário mais consistência.

Num jogo como esse, o nível do saque tem de ser muito acima. Estamos vendo muitos erros para uma semifinal. A gente espera mais, para uma Seleção Brasileira, o nível tem de ser melhor.

Jogo parelho, mas a gente espera mais. A gente sabe que esses meninos vão estar na Seleção Brasileira e o nível de saque lá fora é pesado. A gente espera mais consistência”, afirmou Serginho.

Bernardinho abre o jogo sobre convocação e destaca joia da Superliga “Está em observação”
Bernardinho será o técnico da Seleção Brasileira em Los Angeles 2028 [Volleyball World]

Quem são os melhores sacadores do Brasil?

Pegando as estatísticas da última Superliga Masculina, trouxemos os melhores jogadores do torneio no quesito saque e o destaque ficou para Darlan, que foi o atleta com mais pontos no fundamento.

O jovem tem o dobro de pontos de saque se comparado com o segundo e o terceiro colocados dessa estatística. Darlan conta com incríveis 62 pontos contra 31 de Judson e Saliba.

  1. Darlan – Sesi Bauru — 62 pontos
  2. Judson – Campinas — 31 pontos
  3. André – Guarulhos — 31 pontos
  4. Adriano – Campinas 29 pontos
  5. Isac – 29 pontos – Itambé Minas

Quando o assunto é eficiência, Adriano é o líder. A lista conta mais uma vez com Darlan, agora na segunda posição, e André, que fecha o top 3.

Vale dizer que Darlan e Adriano são considerados as principais promessas do vôlei nacional para o próximo ciclo olímpico. Ambos com muita margem de crescimento e evolução.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.