Bernardinho é um dos principais técnicos de vôlei do mundo e já conquistou inúmeros títulos e medalhas com a Seleção Brasileira. No entanto, o comandante vê um problema cultural do esporte no país.
Na visão de Bernardinho, o Brasil ainda precisa evoluir no aspecto do saque. O treinador é seu auxiliar, Serginho Escadinha, comentaram sobre esse problema recentemente.
Fala Bernardinho, fala Serginho 🎙️
O técnico da seleção masculina fala sobre alguns nomes da VNL, treinamentos e sobre o confronto Campinas x Suzano.
Serginho complementa sobre o saque que a seleção brasileira deve ter.
🎥 @sportv #VoleiNoSportv pic.twitter.com/k2bwyDjXEN
— QG do Vôlei (@QGdoVolei) April 22, 2025
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Bernardinho afirma que o Brasil tem de melhorar no saque
Um dos principais fundamentos do vôlei, o saque foi se transformando com o passar das décadas. Desde o Jornada nas Estrelas (saque em que a bola ganhava muita altura) até as pancadas dos dias atuais.
No vôlei masculino, a força do saque ganhou muita relevância e, segundo o treinador Bernardinho, o Brasil ainda precisa evoluir nesse quesito do jogo. O técnico destacou esse ponto enquanto assistia à semifinal entre Campinas e Suzano.
Estou observando aqui, um jogo muito tenso. O que me preocupa no jogo de hoje é que, pela tensão, um nível do saque ainda está baixo pelo que a gente espera.
Precisamos, como um todo, culturalmente, melhorar o saque do Brasil. Isso é uma demanda fundamental”, afirmou Bernardinho ao SporTV.
Ao lado do comandante, o bicampeão olímpico e agora membro da comissão técnica, Serginho Escadinha, enfatizou as palavras do treinador e declarou que é necessário mais consistência.
Num jogo como esse, o nível do saque tem de ser muito acima. Estamos vendo muitos erros para uma semifinal. A gente espera mais, para uma Seleção Brasileira, o nível tem de ser melhor.
Jogo parelho, mas a gente espera mais. A gente sabe que esses meninos vão estar na Seleção Brasileira e o nível de saque lá fora é pesado. A gente espera mais consistência”, afirmou Serginho.

Quem são os melhores sacadores do Brasil?
Pegando as estatísticas da última Superliga Masculina, trouxemos os melhores jogadores do torneio no quesito saque e o destaque ficou para Darlan, que foi o atleta com mais pontos no fundamento.
O jovem tem o dobro de pontos de saque se comparado com o segundo e o terceiro colocados dessa estatística. Darlan conta com incríveis 62 pontos contra 31 de Judson e Saliba.
- Darlan – Sesi Bauru — 62 pontos
- Judson – Campinas — 31 pontos
- André – Guarulhos — 31 pontos
- Adriano – Campinas — 29 pontos
- Isac – 29 pontos – Itambé Minas
Quando o assunto é eficiência, Adriano é o líder. A lista conta mais uma vez com Darlan, agora na segunda posição, e André, que fecha o top 3.
Vale dizer que Darlan e Adriano são considerados as principais promessas do vôlei nacional para o próximo ciclo olímpico. Ambos com muita margem de crescimento e evolução.
Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Na mira de Bernardinho! Companheira de Boskovic é alvo do Sesc Flamengo
- Rosamaria fala pela primeira vez após eliminação no Japão: “Fica a tristeza”
- Judson sobre Bruninho: “Sintonia tão grande em quadra que não comentava para não estragar”
- Thaísa e Nicola Negro desabafam após eliminação do Minas: “Uma coisa vergonhosa”
- Gabi Guimarães fala pela primeira vez sobre título e MVP pelo Conegliano na Itália