A FIVB anunciou na última sexta-feira (8) que o Brasil será uma das sedes da fase preliminar da Liga das Nações 2024. A cidade escolhida foi o Rio de Janeiro e o palco será o Maracanãzinho, na 1ª semana da competição, tanto no feminino, quanto no masculino.

A Seleção Brasileira feminina vai atuar no Brasil entre os dias 14 e 19 de maio. Os adversários do Brasil serão EUA, Sérvia, China, Canadá, República Dominicana, Tailândia e Coreia do Sul.

E a masculina estará no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 26 do mesmo mês. Os adversários do Brasil serão Alemanha, Argentina, Cuba, Irã, Itália, Japão e Sérvia.

Essa não será a primeira vez que o Brasil é uma das sedes da Liga das Nações. E o retrospecto do Brasil foi animador quando joga em casa.

Seleção Brasileira feminina na Liga das Nações

O Brasil foi sede da Liga das Nações em quatro anos. Ao todo, foram 14 jogos, com 10 vitórias e quatro derrotas. Veja como foi em cada ano.

2018: Ginásio José Corrêa, Barueri

A cidade foi sede da 1ª semana e o Brasil fez parte do Grupo 4, que também tinha Japão, Alemanha, e Sérvia. Em três jogos, a Seleção Brasileira venceu dois, diante dos japoneses e dos sérvios. Por outro lado, perdeu para a Alemanha.

2019: Ginásio Nilson Nelson, Brasília

Novamente o Brasil foi sede da 1ª semana. O Brasil estava no Grupo 3, com República Dominicana, Rússia e China. Em três jogos, foram duas vitórias, contra China e Rússia, e uma derrota, para a República Dominicana.

2022: Ginásio Nilson Nelson, Brasília

Neste ano, o Brasil foi sede na 2ª semana, fazendo parte do Grupo 3, que tinha também os países Turquia, República Dominicana, Países Baixos, Itália, Alemanha, Sérvia e Coreia do Sul.

Foram quatro partidas da Seleção Brasileira, com três vitórias, sobre Turquia, Países Baixos e Sérvia. A única derrota foi diante da Itália.

2023: Ginásio Nilson Nelson, Brasília

Tendo mais uma vez a cidade de Brasília como sede, os jogos foram na 2ª semana. O grupo foi o 4, com os países Croácia, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Tailândia, Sérvia e Coreia do Sul.

A Seleção Brasileira disputou quatro jogos, com três vitórias, contra Coreia do Sul, Sérvia e Alemanha. Por fim, o Brasil perdeu para os Estados Unidos.

Seleção Brasileira masculina na Liga das Nações

O Brasil foi sede da Liga das Nações em três anos. Ao todo, foram 10 jogos, com oito vitórias e apenas duas derrotas. Veja como foi em cada ano.

2018: Goiânia Arena, Goiânia

O Brasil foi sede na 2ª semana, fazendo parte do Grupo 6, que também tinha Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. A Seleção Brasileira venceu os três jogos que disputou.

2019: Ginásio Aecim Tocantins, Cuiabá, e Ginásio Nilson Nelson, Brasília

Nesta edição da Liga das Nações, o Brasil foi sede em duas semanas, cada uma em uma cidade. Na 4ª semana, em Cuiabá, a Seleção Brasileira estava no Grupo 16, junto com Bulgária, Alemanha e Rússia. Mais uma vez o aproveitamento foi de 100%, com três vitórias em três jogos.

Na 5ª semana, em Goiânia, os brasileiros fizeram parte do Grupo 18, com Itália, Canadá e França. Também terminou com três vitórias em três jogos disputados.

2022: Ginásio Nilson Nelson, Brasília

Sede na 1ª semana, o Brasil estava no Grupo 1, com os países China, Estados Unidos, Eslovênia, Japão, Irã, Países Baixos e Austrália. Em quatro jogos, os brasileiros venceram dois, Austrália e Eslovênia. Mas perderam outros dois, contra Estados Unidos e China.